PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





O QUE FAZER PARA EVITAR COLISÕES NO TRÂNSITO

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Carros ,Dicas

O QUE FAZER PARA EVITAR COLISÕES NO TRÂNSITO

Conforme dados divulgados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 90% dos acidentes de trânsito são resultado de falha humana na condução do veículo, enquanto apenas 6% são decorrentes das más condições das vias e 4% em decorrência de falhas mecânicas. Mas descobrir o que fazer para evitar colisões no trânsito é muito simples e já foi estudado por quem precisou passar por todo o processo para tirar uma carteira de habilitação. A principal recomendação para isso é a prática da direção defensiva.

Saiba o que fazer para evitar colisões no trânsito

1. O que direção defensiva?

Para colocar em prática a direção defensiva, você precisa antes compreender esse conceito. Trata-se de um conjunto de técnicas que tem a finalidade de tornar o condutor capacitado para dirigir de forma a evitar acidentes ou, pelos menos, diminuir a ocorrência deles. A direção defensiva deve ser colocada em prática, especialmente, ao conduzir em condições adversas ou diante da ação incorreta de outros integrantes do trânsito, condutores e pedestres.

2. O que fazer para evitar colisões no trânsito?

Para evitar colisões no trânsito, devem ser tomadas algumas medidas preventivas. Confira algumas dicas: manter uma distância correta entre o seu veículo e o que está na sua frente ajuda a prevenir as colisões frontais. Já quando um veículo vem atrás do seu, o certo é avisar através de algum dispositivo de sinalização aquilo que você pretende fazer no seu trajeto, diminuindo a marcha gradualmente e se posicionando corretamente na pista, ao fazer conversões e ultrapassagens.

É fundamental também ter muita atenção e cautela na hora de realizar uma ultrapassagem, pois a colisão frontal entre veículos, com um carro que vem em sentido contrário, em geral, é mais grave e, em muitas situações, fatal. É preciso que o motorista tenha uma boa visão da estrada à frente, no sentido contrário, já prevendo os problemas que poderão surgir se alguém vier em sua direção, tendo uma alternativa de fuga para situações de risco. Mesmo havendo duas faixas para o mesmo sentido, mantenha-se na faixa da direita. A qualquer sinal de alerta, reduza a velocidade e sinalize para os motoristas próximos que é preciso redobrar a atenção.

3. Cuidados nos cruzamentos

Cruzamentos são pontos do trânsito que tendem a resultar colisões, mas na maior parte das vezes, ocorrem em decorrência da falha humana, que pode ser materializada pelo desrespeito da sinalização, por exemplo. A principal recomendação é respeitar a sinalizando, além de sempre indicar o que você vai fazer, diminuindo a velocidade do veículo. Quando passar por um cruzamento, já tenha em mente qual será sua ação, já que a indecisão pode confundir outros motoristas e causar acidentes.

Resumindo, para evitar colisões no trânsito, você deve: manter distância do carro da frente, para dar espaço a reações bruscas, em caso de atitudes inadvertidas do outro motorista; sinalizar corretamente as conversões; dar preferência para o veículo na via da direita, em cruzamentos não sinalizados; se houver placa de "dê a preferência", seguir a instrução da placa; quando em marcha ré, retroceder devagar, observando os dois espelhos; não combinar direção e celular, pois é um perigo falar ao telefone ou fazer outras coisas pelo celular enquanto se dirige.

Agora que você sabe o que fazer para evitar colisões no trânsito, é só agir com responsabilidade ao conduzir um veículo.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!