PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





O QUE FAZER PARA CURAR GAGUEIRA

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

O QUE FAZER PARA CURAR GAGUEIRA

Muitas pessoas se perguntam o que fazer para curar gagueira quando conhecem alguém próxima que possui esse problema. Na verdade, o quadro não é raro e 1% da população brasileira possui a dificuldade. Além disso, em torno de 80% das crianças que apresentam gagueira entre os dois e cinco anos se recuperam de forma natural.

Os demais casos tornam-se crônicos e a gagueira chega à fase adulta. Porém, é importante diferenciar essa dificuldade na fala da chamada disfluência. Enquanto a gagueira se caracteriza pela repetição de sílaba e sons, bem como pelas pausas prolongadas e adição de novos sons, a disfluência é marcada por hesitações.

Também há repetição de palavras e ou de partes de uma frase, mais comuns em momentos de estresse e ansiedade. Já a gagueira pode ter como causas uma pré-disposição genética, desencadeada por fatores ambientais. Porém, essa não é uma conclusão definitiva.

Mesmo quando a pessoa gaga já é adulta, é possível que ela seja curada com o tratamento adequado, realizado por um fonoaudiólogo. O método consiste em desenvolver a sua fala, sendo que a gagueira também pode ser desencadeada por razões emocionais. Nesse caso, entra a gagueira psicogênica, comum após um episódio traumático.

Mais sobre o que fazer para curar gagueira

Também vale lembrar que da mesma forma que ocorre com outros problemas, quanto antes a pessoa com gagueira iniciar um tratamento, maiores são as chances de alcançar os resultados esperados. Quando a criança é pequena, por volta dos quatro anos, é normal gaguejar porque não domina e vocabulário, quer se expressar e tem dificuldade.

Porém, se a situação se arrastar por mais se seis meses pode ser um sinal de que ela seja gaga. Quando no especialista, ele vai avaliar o problema do paciente, com leituras e conversação. Existem técnicas para driblar a gagueira, como adquirir mecanismo que ajudem a terminar uma frase, como piscar os olhos, ou mesmo usar uma expressão, como “quer dizer”.

Muitas vezes, os pacientes são filmados nas sessões, para que percebem a forma que gaguejam, já que nem sempre isso é bem claro para eles. Assim, o fonoaudiólogo usa a técnica da mudança de comportamento para compreender melhor a situação, já que a gagueira pode ser de prolongamento, de repetição ou de bloqueios.

Além disso, o paciente deve aprender a parar de lutar, ou seja, quando uma palavra não sai, é preciso parar, relaxar e tentar de novo, de forma tranquila. Assim, aos poucos é possível abandonar as manias adquiridas com a gagueira.

O tratamento pode levar um ano ou terminar muito antes, depende de cada situação, já que depois da pessoa tornar-se fluente no consultório ela deve conseguir o mesmo nos demais ambientes que frequenta. Para ajudar, amigos e familiares nunca devem terminar uma palavra que o gago tenha dificuldade em dizer.




Assine e Receba Novidades GRÁTIS por e-mail!

Confirme sua inscrição no link que receberá por e-mail


Recomendamos para você

Receba Novidades Grátis

Últimos Artigos:




PontoXP © 2006-2016 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!