PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





O QUE FAZER PARA ANALISAR A FERTILIDADE MASCULINA

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Engravidar ,Saúde

O QUE FAZER PARA ANALISAR A FERTILIDADE MASCULINA

O que fazer para analisar a fertilidade masculina? A principal indicação é realizar um espermograma. Trata-se de um exame laboratorial que analisa a qualidade do sêmen do paciente, com base em alguns critérios definidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a partir de uma amostra coletada pelo homem em questão por meio de masturbação.

O espermograma analisa desde o aspecto do ejaculado em si, como também a quantidade e as condições dos espermatozoides na amostra, de forma a verificar a fertilidade do homem, assim como descobrir outros fatores da saúde reprodutiva masculina, como as condições da próstata. Esse exame pode também ser conhecido como análise do sêmen, contagem espermática, citologia seminal ou estudo da morfologia espermática.

Saiba o que fazer para analisar a fertilidade masculina

O espermograma é o principal exame para conseguir avaliar a fertilidade masculina, sendo realizado quando ocorre alguma condição física, genética ou imunológica que possa alterar as condições espermáticas e acabar interferindo na fertilidade do homem. O sêmen só tem necessidade de ser avaliado em situações como: casais que querem engravidar e enfrentam dificuldades ou em homens durante o pós-cirúrgico de vasectomia, para garantir o procedimento.

O exame de análise da fertilidade é feito por meio do estímulo peniano, ou seja, é realizada uma coleta do sêmen. Para isso, os laboratórios costumam oferecer estímulos como filmes e revistas. É importante que o paciente consiga ejacular dentro do frasco, sem o uso de lubrificantes, que podem alterar o resultado do exame.

O material será enviado a um laboratório para uma avaliação descritiva do sêmen, enfatizando especialmente a motilidade, que é a capacidade do espermatozoide se mover, e também as características físicas do espermatozoide. Também serão avaliadas as condições físicas, como volume, viscosidade, coloração, liquefação e PH.

Depois, será verificada a concentração de espermatozoides, a motilidade progressiva e total, além da vitalidade desses gametas e se sua estrutura está boa. Os médicos costumam pedir duas coletas, com intervalo de 15 dias, para que os dois resultados possam ser comparados. Um terceiro exame pode ser pedido para tirar dúvida sobre resultados muito discrepantes.

Para você se preparar para o exame, é fundamental estar em abstinência sexual de dois a sete dias. A abstinência deve ser mantida não somente com a relação sexual, mas também com a masturbação e qualquer outro estímulo que cause ejaculação. Por outro lado, não é necessário qualquer jejum alimentar ou outro cuidado além desse.

Após a realização do exame, não existe nenhum cuidado específico que precisa ser seguido, logo, você pode voltar à sua rotina normal rapidamente. Não existe qualquer contraindicação para a realização do espermograma, que pode ser realizado por qualquer homem em idade reprodutiva. Como se trata de apenas uma coleta de laboratório, o espermograma não envolve risco ou complicação.

Agora você já sabe o que fazer para analisar a fertilidade masculina.






PontoXP © 2006-2018 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!