PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





O QUE FAZER EM CASO DE ESTUPRO

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Dicas

O QUE FAZER EM CASO DE ESTUPRO

Muitos casos de estupro ainda acontecem por aí. Homens e, principalmente, mulheres são abordados nas ruas por um agressor, que consegue dominá-los e imobilizá-los completamente, deixando a vítima sem chance de conseguir se defender. Por isso, é importante saber o que fazer em caso de estupro.

Mas não é só em ruas perigosas que estupradores agem. Há o risco de ser estuprado até na própria casa, seja por completos estranhos ou por pessoas que vivem com você, incluindo parentes, vizinhos e amigos.

Saiba o que fazer em caso de estupro

1. Procure ajuda médica assim que possível:você deve fazer um exame físico completo para ter certeza de que está tudo bem e para cuidar dos possíveis ferimentos. Peça a um dos seus pais, sua tia, sua irmã ou seu irmão, ou ainda a um amigo em quem você confia para te acompanhar até a clínica ou o hospital. Essa pessoa te dará suporte emocional. Tente encontrar alguém que te dê força, suporte e carinho nessa hora tão difícil. O ideal é ir com alguém que é de confiança e que não ficará contando o que aconteceu para todo mundo.

2. Não tome banho antes de ir fazer o exame físico no hospital: embora, num primeiro momento, seja essa sua maior vontade (lavar a sujeira do outro do seu corpo), essa não é uma boa ideia. Peritos da polícia irão investigar as evidências físicas do seu corpo, como sujeira, sêmem, fluidos, sangue, cabelos, etc. Tudo isso poderá servir como provas de que o estupro aconteceu e poderá indicar quem te atacou. Muitos recomendam que não se lave nada, nem mesmo as mãos.

3. Vá com as roupas que você estava usando na hora do estupro: caso você não queira continuar ou não possa permanecer com a mesma roupa, leve-a em uma sacola. As roupas podem ser usadas como evidência ou provas de que o crime aconteceu.

4. Contato médico com pessoas do sexo oposto de quem te estuprou: no serviço de saúde, peça para um profissional de saúde do sexo oposto do estuprador faça um exame nas suas feridas e nos machucados. Se você for uma mulher, a médica ou enfermeira que te atender também deverá coletar sêmem da sua vagina.

5. Medidas contraceptivas: peça que te deem os comprimidos de contracepção de emergência e também peça para fazer o exame de HIV. Para fazer esse exame, você deverá voltar ao serviço de saúde dentro de 3 a 6 meses após o estupro, para ter certeza de que não houve contaminação.

6. Informações para provar a agressão: peça ao profissional de saúde para fazer uma lista de tudo que foi encontrado (provas físicas). Essas informações podem te ajudar a provar que houve o estupro. Além disso, solicite informações sobre o local para se dirigir com o objetivo de concretizar a denúncia oficial.

7. Saiba aonde ir: na dúvida, basta ir a algum centro da juventude ou uma organização de mulheres. Peça ajuda sobre onde e como denunciar o estuprador e onde conseguir ajuda legal para processar o agressor. Se você quiser denunciar o estuprador, faça isso o mais rápido o possível. Pode ser muito doloroso denunciar, pois é muito triste falar sobre a experiência, ainda mais quando ela ainda está fresca na memória. Mas você deve contar com sua coragem e denunciar o estuprador. Se você não fizer isso, ele ficará livre para fazer isso de novo com outras pessoas.

8. Consulte um psiquiatra: se for possível, arrume ajuda psiquiátrica. Você precisa de alguém para falar sobre seus sentimentos de medo, mágoa, culpa, raiva e dor. Um psiquiatra pode te ajudar a lidar com esses sentimentos. Assim, você pode seguir com sua vida e seus projetos, sem que o trauma atrapalhe muito o seu futuro, inclusive no âmbito afetivo.

Pode levar bastante tempo para se curar fisicamente e emocionalmente de um estupro. Seja paciente consigo mesmo. O mais importante sobre o que fazer em caso de estupro é não se culpar pelo que aconteceu, pois não é sua culpa.




Assine e Receba Novidades GRÁTIS por e-mail!

Confirme sua inscrição no link que receberá por e-mail


Recomendamos para você

Receba Novidades Grátis

Últimos Artigos:




PontoXP © 2006-2016 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!