PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





O QUE FAZER EM CASO DE ASSÉDIO MORAL

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Empregos ,Mercado, Negócios e Empresas

O QUE FAZER EM CASO DE ASSÉDIO MORAL – Com a popularização do tema, mais pessoas estão buscando os seus direitos na hora que sofrem assédio moral. Essa prática, entretanto, não é nova e desde que existem superiores e subordinados ela ocorre. Porém, é preciso saber o que fazer em caso de assédio moral também quando a atitude vem de um colega de trabalho.

O QUE FAZER EM CASO DE ASSÉDIO MORAL

Se o agressor é um colega, é preciso buscar o seu superior e relatar o ocorrido. Já quando é o próprio patrão quem pratica o assédio moral é melhor recorrer ao RH (setor de Recursos Humanos), ou mesmo, ao sindicato de classe. Confira o que é aconselhado por especialistas e saiba como agir em caso de assédio moral:

– Sempre que você sofrer com a situação anote informações como dia, mês, ano, hora, local e nome do agressor. Também escreva o nome das pessoas que testemunharam o ocorrido e quais foram as humilhações proferidas.

O que fazer em caso de assédio moral também consiste em evitar conversar com o agressor, muito menos desacompanhado.

– Converse com outras pessoas que já passaram pelo mesmo em sua empresa, inclusive, se o agressor foi o mesmo. Você pode ficar com receio de se expor, mas é importante saber como agir em caso de assédio moral para que os episódios não se repitam com você e nem com outros empregados.

– Dentro da empresa, oficialmente, quem deve ajudar um funcionário que sofre com o assédio é o RH. O responsável pelo setor pode pedir que o agressor, por escrito, dê explicações sobre o que cometeu. Você deve guardar uma cópia da carta com data. O setor pode aplicar advertência ao agressor e mesmo demiti-lo por justa causa.

– Quando a empresa não toma atitude perante o fato, a penalidade cai sobre ela, podendo ter que pagar indenização para a vitima de assédio.

– Quando a situação não se resolve dentro da empresa, busque o seu sindicato e relate o fato. Conforme a gravidade do assunto e se não houver expectativas de resolver o caso o próximo passo é buscar outras instância. Entre elas, Ministério Público, Justiça do Trabalho, Comissão de Direitos Humanos e Conselho Regional de Medicina.

Como identificar o assédio moral

O assédio que uma pessoa recebe no trabalho pode ocorrer de diferentes formas, como por meio de xingamentos, brincadeiras de mau gosto e mesmo estabelecendo ao trabalhador metas impossíveis de atingir. Além disso, são todas as atitudes consideradas desumanas, violentas e sem ética.

Esses casos são muito comuns no mercado de trabalho e, por medo, receio ou vergonha, muitas vítimas ficam quietas e continuam a sofrer constantemente com os quadros de constrangimento. Se você for testemunha de assédio no trabalho deve apoiar a vítima e ajudá-la.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!