PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





O QUE FAZER DIANTE DE SINTOMAS DE INFARTO

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

Em todo o mundo, as doenças cardiovasculares são líderes nos índices de mortalidade. No Brasil, doenças no coração são responsáveis por cerca de 30% das mortes. Desse total, o infarto do miocárdio é a principal causa. Mas antes mesmo de saber o que fazer diante de sintomas de infarto é preciso saber quais são os fatores de risco para o infarto: infartos anteriores, diabetes, estresse, colesterol alto, hipertensão e obesidade. Mulheres na menopausa e homens de meia idade são as principais vítimas desse problema.

Para saber o que fazer diante de sintomas de infarto é preciso entender que o infarto ocorre quando uma parte do músculo cardíaco morre pela ausência de oxigênio. Quando uma das artérias que leva o sangue e nutrientes até o coração entope, o fluxo de sangue interrompido, causando dor. Se o fluxo não for restabelecido a tempo, o tecido morre. Esta obstrução ocorre normalmente por uma placa de gordura. Para saber se você ou alguém próximo está sofrendo um infarto é preciso ficar atento a alguns sinais, porque a dor do infarto é uma sensação mal definida, que pode alojar em qualquer lugar do corpo entre a cicatriz umbilical e o lábio inferior.

Saiba o que fazer diante de sintomas de infarto

O QUE FAZER DIANTE DE SINTOMAS DE INFARTO

O mais comum é sentir uma dor no peito, como um aperto, que se espalha pelo braço direito. Entretanto, ocorrem ainda sinais como dor nas costas e dor no queixo. Nas mulheres, as características são ainda menos típicas, como queimação, sensação de falta de ar sem dor ou agulhadas no peito. Em qualquer uma destas áreas, se a dor persistir por mais de 20 minutos, a causa deve ser investigada e já considerada grave, ainda mais se associada a: suor frio, vômitos, palpitações, falta de ar e fraqueza intensa. A ajuda médica é fundamental em situações como estas, dentro de um prazo máximo de uma hora. Mesmo que a dor diminuía com o passar do tempo, o dano pode se tornar mais extenso e irreversível se um médico não for procurado prontamente. 12 horas após os primeiros sintomas, o músculo já terá morrido por completo.

Cuidados diante dos sintomas de infarto

Evite dirigir se estiver com sintomas suspeitas de infarto. Isso porque arritmias e desmaios são comuns nas primeiras horas do quadro, o que pode colocar em risco a vida da vítima e de outras pessoas. Se já tiver um histórico da doença, carregue consigo os exames mais recentes, se isso não for atrasar sua ida ao médico. Tome o cuidado de explicar a médico e a seu acompanhante sobre doenças prévias e possíveis alergias. Na mulher, o infarto costuma se manifestar de forma diferente, com sintomas específicos como dor no queixo, dor no colo, ou dor nas costas, como se tivesse um peso, forte indigestão, como se tivesse exagerado na alimentação e sentindo um “bolo” na garganta.




Assine e Receba Novidades GRÁTIS por e-mail!

Confirme sua inscrição no link que receberá por e-mail


Recomendamos para você

Receba Novidades Grátis

Últimos Artigos:




PontoXP © 2006-2016 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!