PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





O QUE FAZER DIANTE DE FURTOS DE VEÍCULOS

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Carros ,Dicas

O QUE FAZER DIANTE DE FURTOS DE VEÍCULOS

Lidar com furto e roubo de veículos não é fácil, já que pouca gente sabe o que fazer diante de furtos de veículos. Esse tipo de situação causa um grande transtorno, não somente pelo prejuízo material, mas também porque é preciso recorrer a uma série de procedimentos para amenizar o prejuízo e tentar conseguir recuperar o veículo. Por exemplo: é recomendado acionar o seguro e fazer pedidos para abatimento de impostos, com o intuito de evitar mais dor de cabeça.

O que fazer diante de furtos de veículos

1. Procure a força policial

A primeira coisa a se fazer é ligar para a Polícia Militar, pelo número 190, já solicitando que seja dado o alerta de furto de veículos. A polícia poderá dar início ao monitoramento, desde que você passe os dados do veículo, o local do furto e ainda outros detalhes sobre o ocorrido.

O Boletim de Ocorrência deve ser realizado em até 24 horas após o registro com a PM em uma delegacia da sua cidade. Assim sendo, um alerta de furto e roubo será disponibilizado na internet pela Polícia Rodoviária Federal, permitindo que a localização do automóvel seja mais eficaz.

2. Busque os recursos do seguro

Se o seu automóvel estava segurado, fique atento, pois o seguro garante indenização pela perda. Depois de ter feito o boletim de ocorrência, você deve procurar o corretor ou sua seguradora. É comum que a empresa exija do usuário cópias de documentação pessoal, dos documentos do automóvel e ainda do boletim de ocorrência.

Quem tem débitos como IPVA ou multas precisará quitá-los. De acordo com a legislação brasileira, o prazo máximo para a indenização é de 30 dias, mas a média costuma ser de 10 dias em casos em que não há problemas com a documentação.

3. Chance de recuperação

Ao seguir todos os passos corretamente, você terá boa chance de recuperar seu veículo. Quando isso acontece, a Polícia Civil entra em contato com o proprietário, para retirar o automóvel do pátio, mediante apresentação dos documentos pessoais e do B.O.. Se o veículo for segurado, ele ficará com a seguradora no caso da indenização já ter sido realizada. Se o valor ainda não tiver sido restituído, a segurado recupera o automóvel com a polícia e o devolve com possíveis reparações necessárias. A recuperação pode depender das informações passadas pela vítima à polícia.

4. Restituição do imposto

Quem teve o veículo furtado pode pedir a suspensão do pagamento ou mesmo ressarcimento dos valores relativos ao Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Você pode solicitar a restituição junto à Receita Federal, mas sempre atento para possíveis pendências, pois se o automóvel for recuperado, a cobrança será restabelecida.

O proprietário que tiver quitado o imposto será restituído pelos meses em que não estiver com o automóvel. Ou seja, se o carro for furtado em abril, por exemplo, a restituição ocorrerá dos meses de maio a dezembro.

Agora que você sabe o que fazer diante de furtos de veículos, é só se organizar e não perder tempo ao agir com a intenção de recuperar seu estimado carro.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!