PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





O QUE FAZER COM PILHAS E BATERIAS USADAS

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Dicas

Saber o que fazer com pilhas e baterias usadas é muito importante, pois quando mal descartadas podem causar uma série de problemas ao meio ambiente e, por consequência, também à saúde das pessoas. Quando em uso, as pilhas e baterias não representam nenhum tipo de perigo, uma vez que as substâncias do seu interior não entram em contato com o ambiente.

Aprenda o que fazer com pilhas e baterias usadas

O perigo está quando as pessoas não sabem como descartar pilhas e baterias usadas, assim, seguem para locais inadequados como lixões e mesmo aterros sanitários, onde são amassadas e vazam. Dessa forma, saem delas o seu líquido tóxico, que se acumula na natureza e sendo ele não biodegradável, contamina o solo, podendo chegar aos lençóis freáticos.

O QUE FAZER COM PILHAS E BATERIAS USADAS

A partir de então pode contaminar a água que chega até as residências e mesmo a água usada na agricultura local. Além disso, são bioacumulativos, isto é, podem permanecer no ambiente durante milhares de anos.

Conhecer as formas adequadas do que fazer com pilhas e baterias usadas, portanto, vai evitar que o lixo tóxico, ou seja, os metais pesados desses produtos, entre eles, cádmio, chumbo e mercúrio causem danos a humanos e animais. Esses elementos são muito maléficos, podendo causar câncer e mutações genéticas, além de prejudicarem o sistema nervoso central, rins, fígado e pulmões.

Cuidados ao descartar pilhas e baterias usadas

Além de saber como descartar pilhas e baterias usadas é preciso ter alguns cuidados. Mesmo em casa é preciso atentar para que esses produtos não fiquem dentro de aparelhos por muito tempo, sem serem usadas, o que pode causar vazamento. Assim, controles remotos, rádios e demais equipamentos que funcionam a pilha devem ter as mesmas retiradas enquanto estiverem fora de uso.

Em caso de vazamento, os cuidados ao descartar pilhas e baterias usadas consistem em retirá-las no local, enrolar em um jornal e colocar numa sacola, onde você pode juntar outras pilhas e baterias usadas. Depois disso, lave bem as mãos e de forma alguma as passe, mesmo que ligeiramente suja com a substância da pilha, em olhos, na pele ou na boca.

Quanto ao descarte, existe legislação que indica que elas devem ser devolvidas a seus fabricantes, mas na prática quem tentar fazer isso pode encontrar dificuldade, sendo o melhor levar a locais que fazem a sua coleta. Atualmente, muitos órgãos públicos, como universidades, prefeituras e demais locais possuem espaços próprios para o seu descarte. Caso a sua cidade não possua postos de coleta, inicie você essa ação, buscando apoio dos órgãos públicos.






PontoXP © 2006-2018 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!