PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





O QUE FAZER BRUXISMO NA INFÂNCIA

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Bebê ,Saúde

O QUE FAZER BRUXISMO NA INFÂNCIA

Se o seu filho está apresentando desgaste dos dentes ele pode estar com um tipo de distúrbio do sono. Dessa forma, é importante que os pais saibam como identificar o problema e saber o que fazer bruxismo na infância.

Essa desordem funcional se caracteriza pelo ranger dos dentes, sendo que nem sempre é fácil de ser percebida. Outros sinais são problemas na gengiva/mandíbula, dores de ouvido, na nuca ou na cabeça.

Além disso, o bruxismo em crianças é mais comum entre os três e seis anos de idade e pode estar associado a problemas respiratórios como alergias, rinite e outros, os quais obrigam a pessoa a dormir de boca aberta.

A criança que sofre do problema, como ocorre com os adultos, dificilmente consegue identificar pelo que passa ao longo da noite. Já os pais podem achar que os dentes de seus filhos estão doendo apenas porque estão moles e vão cair.

Por isso, é indicado que o seu filho seja levado a um dentista odontopediatra, que poderá diagnosticar o bruxismo. Se o problema for identificado de forma precoce é possível evitar as possíveis complicações do quadro.

Os pequenos com bruxismo podem ainda apresentar má posição dos dentes ou desarmonia entre os arcos dentários. Essas falhas provocam o apertar e ranger dos dentes, já que o pequeno fica à procura uma posição, para os seus dentes, mais confortável.

Mais dicas sobre o que fazer bruxismo na infância

Em crianças, a desordem está em muitos casos associada a problemas emocionais e psicológicos, principalmente, relacionados ao estresse. Isso pode ocorrer nos pequenos que estão passando por mudanças em sua vida, mesmo que sejam situações menos complicadas, como provas ou mudança de escola.

Porém, pode indicar casos mais complexos, como divórcio dos pais, bullying, hiperatividade e até mesmo distúrbios neurológicos, como o autismo. Dessa forma, o que fazer bruxismo na infância consiste em tratar as consequências do problema nos dentes, restaurando-os ou colocando aparelhos dentários.

No entanto, é preciso tratar também as causas emocionais quando elas estiverem associadas à origem do bruxismo. Nesse sentido, técnicas de relaxamento para amenizar o estresse são indicadas, bem como a prática de esportes. Em casos mais graves pode ser preciso o acompanhamento de um psicólogo.

O quadro pode aparecer também em crianças que têm uma agenda muito cheia. Embora seja importante aprender a ter responsabilidades, a infância deve ser um momento em que a criança tenha tempo suficiente para brincar.

A situação complica quando ela se sente muito cobrada, tanto por professores quanto por pais. A autocobrança em crianças com bruxismo também é comum. Além disso, fatores que atrapalham o sono também podem fazer a criança ranger os dentes, como dormir com a TV ligada, com muito barulho ou com as luzes acessas.




Assine e Receba Novidades GRÁTIS por e-mail!

Confirme sua inscrição no link que receberá por e-mail


Recomendamos para você

Receba Novidades Grátis

Últimos Artigos:




PontoXP © 2006-2016 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!