PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





O QUE FAZER APÓS PERDER O EMPREGO

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Empregos

O QUE FAZER APÓS PERDER O EMPREGO

Existe uma difícil situação que muita gente enfrenta na vida profissional. Estamos falando do dilema "o que fazer após perder o emprego?". Se você estiver em uma situação assim, é importante saber como agir, para não deixar a perda do emprego afetar suas próximas ações.

 Saiba o que fazer após perder o emprego

1. Não se deixar abater

O desânimo é um dos sentimentos mais comuns no momento de perder o emprego. Essa sensação é muito prejudicial para aqueles profissionais que acabaram de se desligar de uma empresa e estão precisando começar a lutar por uma nova colocação no mercado de trabalho. Para não se abater, lembre que todo o profissional tem seu valor e você conseguirá uma recolocação no mercado, caso contrário, você poderá perder a capacidade de fazer boas escolhas e acabar dando um direcionamento errado para a carreira.

2. Controle a ansiedade

Mantenha seu equilibro emocional, evitando que a insegurança atrapalhe o seu desempenho em processos seletivos. É importante estar em condições de mostrar suas competências claramente. Aproveite também para fazer uma nova análise da sua carreira e traçar novas metas profissionais, ainda mais se você começar a mandar currículos para vagas que não têm relação com seu perfil. Dessa forma, você evitará não será chamado e ficar ainda mais abatido.

3. Tenha seus objetivos definidos

A melhor forma de garantir que a ansiedade não te conduza a erros de percurso é estabelecer metas. Você precisa ter em mente que tipo de trabalho você quer e o salário esperado por você. A etapa seguinte é estudar quais os caminhos para atingir o objetivo, o que inclui revisar o currículo, avaliar as formas de divulgá-lo e definir a rede de contatos que deverá ser ativada.

4. Tenha disciplina

Com os objetivos definidos, você precisa dar início a uma rotina disciplinada e focada em busca de uma recolocação no mercado de trabalho. A dica é não se distrair no horário comercial, pois o trabalho é encontrar um novo emprego. Realizar atividades físicas também é uma boa saída, afinal, elas ajudam a manter o equilíbrio psicológico.

5. Aproveite para se qualificar

O tempo livre é uma boa oportunidade para o profissional buscar por uma nova qualificação. Alguns executivos alegam que têm dificuldade de encontrar tempo para fazer certas atividades. Logo, ficar sem emprego pode ser uma oportunidade para fazer, por exemplo, um curso de imersão para aperfeiçoar o inglês.

Mesmo com pouco dinheiro, o profissional pode recorrer a palestras e cursos gratuitos, o que ajuda, inclusive, a reforçar o network. Leitura também é algo fundamental para você se manter atualizado sobre as novidades relacionadas à sua área de atuação.

6. Estabilidade financeira

Outra coisa importante é seu planejamento financeiro. Quem não tiver uma reserva financeira deve reorganizar suas contas. Ter dinheiro dá tranquilidade para buscar uma posição adequada ao rumo que o profissional quer dar à carreira. Com isso, fica mais fácil diminuir as chances de se tornar refém das circunstâncias e aceitar qualquer vaga.

Agora que você sabe o que fazer após perder o emprego, basta agir com calma e foco, seguindo as dicas acima.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!