PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





O QUE FAZER AO SER PICADO POR COBRA

Autor: G. Produções
Publicado em: Saúde

O QUE FAZER AO SER PICADO POR COBRA – O ecoturismo, mais do que nunca, está em alta. Cada vez mais os turistas procuram refúgio longe da correria das grandes cidades. Alguns dos passeios mais comuns feitos pelos ecoturistas são trilhas, visita a cachoeiras, arborismo, raftings, camping, dentre outros que proporcionem maior contato com a natureza. No entanto, infelizmente surgimento de imprevistos nessas viagens é muito comum quando se trata da aparição de animais selvagens.

O QUE FAZER AO SER PICADO POR COBRA

A passagem do ser humano pelo habitat natural dos bichos faz com que muitos deles se sintam ameaçados e, conseqüentemente, ataquem. A incidência de acidentes envolvendo cobras é muito frequente em florestas, ou regiões próximas a mata. São muitas as vítimas de picadas de cobras, e é sempre bom saber como proceder quando o pior acontece.

Conhecer as várias espécies de cobras, bem como o lugar onde elas vivem é recomendável quando você viaja para um local onde é bem possível encontrá-las, para que em caso de picada, seja possível identificar se o réptil é ou não peçonhento, e como reagir para que a vítima não sofra maiores conseqüências.

Se estiver presente no momento em que alguém for picado por uma cobra, procure levar a vítima imediatamente ao médico, ou a um hospital. Lembre-se de acalmá-la, o esforço causado pelo desespero, nessas horas, pode ser muito perigoso para o indivíduo. Se não houver nenhum atendimento próximo, lave o local da picada com água e sabão a fim de higienizá-lo, e imobilize a pessoa para evitar que ela se movimente, e a corrente sanguínea absorva o veneno de forma mais rápida.

Se a mordida for no braço ou na perna, mantenha os membros elevados, para retardar a difusão do veneno pelo sangue. Após a realização dos primeiros socorros, transporte imediatamente a vítima ao pronto-socorro, ou ao médico especializado.

É preciso saber que não se deve fazer torniquete, tampouco colocar sobre a mordida pó de café, querosene ou teia de aranha como sugerem os ditados populares. E não faça nenhum corte para expelir o sangue da vítima, isso não diminuirá a quantidade de veneno. Por melhor que for a intenção, essas reações só prejudicariam a saúde da vítima. Para ajudar, tente levar a cobra ao hospital para que os médicos saibam com maior precisão qual soro aplicar.

A maioria dos acidentes ofídicos não mata, mas não deixe de socorrer a vítima com calma e urgência. Nessa situação, o tempo é precioso, porque quanto maior a demora para ser atendidas, maiores as complicações que a pessoa poderia sofrer.

Por isso, se você for um admirador do ecoturismo e estiver planejando aproximar-se da natureza, esteja preparado para encontrar a paz dentro da mata, mas também para as aparições dos habitantes da floresta.






PontoXP © 2006-2018 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!