PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





O QUE FAZER AO SENTIR TRISTEZA APÓS O PARTO

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

O QUE FAZER AO SENTIR TRISTEZA APÓS O PARTO

É comum que algumas mulheres sintam a chamada depressão pós-parto, que costuma se caracterizar por sintomas como ansiedade, insônia, cansaço, raiva, perda de apetite e irritabilidade. Quando esse quadro surgir é preciso saber o que fazer ao sentir tristeza após o parto.

Embora esses sintomas possam romper o vínculo da mãe com o filho e atrapalhar o crescimento do bebê, é um quadro cada vez mais visto entre as mamães, que a ciência ainda não sabe exatamente qual a sua causa.

Na depressão pós-parto, o sintoma mais comum é a tristeza, sendo que junto vem a falta de ânimo. A mulher também pode se tornar chorosa. Quanto à irritabilidade, é comum a mulher ficar facilmente irritada com o seu marido e com as pessoas próximas a ela, como família, amigos e inclusive com os demais filhos, quando houver.

Além do cansaço comum que surge no período pós-parto, e para o qual se recomenda o repouso, a mãe pode sentir-se ainda esgotada e, mesmo depois do período indicado para voltar à normalidade de sua vida, não consegue, pois se sente inútil e incapaz. Quanto à ansiedade ela pode ficar com medo de permanecer sozinha com o seu filho, de cuidar dele e mesmo culpada por não conseguir oferecer a ele todo o amor que gostaria.

Dicas sobre o que fazer ao sentir tristeza após o parto

Depois de identificar a depressão pós-parto, o que nem sempre é feito pela mulher, mas por um entre querido ou pessoa próxima, está na hora de buscar ajuda especializada para que o quadro não se agrave. Além de psicólogo, existem terapeutas que seguem diferentes linhas de tratamento, alguns com tratamentos mais naturais.

Além disso, a mulher pode conversar com outras mães que passaram pelo mesmo quando e que possam lhe contar como se recuperaram da depressão pós-parto. Nesse momento, é de extrema importância que o parceiro da mulher seja compreensível, pois é ele quem geralmente observa mais de perto o que a mulher está passando.

Outro sintoma comum da depressão pós-parto é o desinteresse pelo sexo. Depois que a mulher busca tratamento, o tempo até que melhore depende de cada caso. Existem casos em que o problema dura apenas uma semana e situações em que o quadro se prolonga por meses. Por isso, o que fazer ao sentir tristeza após o parto é buscar ajuda o quanto antes.

Além disso, a depressão pós-parto se trata de modo semelhante aos demais tipos de depressão, podendo ser apenas um tratamento com terapia psicológica ou podendo envolver a necessidade de medicação. Para surtir mais efeito, aconselha-se que o parceiro também participe das sessões com o especialista ao longo do tratamento.




Assine e Receba Novidades GRÁTIS por e-mail!

Confirme sua inscrição no link que receberá por e-mail


Recomendamos para você

Receba Novidades Grátis

Últimos Artigos:




PontoXP © 2006-2016 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!