PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





O QUE FAZER AO SENTIR FORMIGAMENTO

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Dicas

O QUE FAZER AO SENTIR FORMIGAMENTO

Você já deve ter passado por esta situação: depois de permanecer na mesma posição por muito tempo, seu corpo parece não quer obedecer quando você se levanta, pois suas pernas ficam paralisadas e você sente uma sensação de formigamento. A causa dessa dormência pode ser uma simples resposta do corpo ao seu estado anterior, mas há casos que indicam algum problema mais gravem como lesões ou inflamações. Não importa qual seja a origem da dormência, você sabe o que fazer ao sentir formigamento?

Na hora em que você sentir o formigamento, o importante é saber como agir para detectar a origem do problema e resolver esse incômodo o mais breve possível. Antes de saber o que fazer ao sentir formigamento em alguma parte do corpo, vamos abordar as principais causas dessa sensação.

Causas do formigamento

Ficar sentado ou parado durante vários minutos ou até inúmeras horas na mesma posição é a principal causa do formigamento de alguma parte do corpo, principalmente se você coloca seu próprio peso sobre ela, dificultando a circulação sanguínea.

Mas há outras causas para a dormência, como lesão em algum nervo que nem precisa estar necessariamente na parte do corpo afetada. Uma lesão no pescoço, por exemplo, pode causar dormência em qualquer parte dos braços, da lombar ou da traseira das pernas.

Pressão nos nervos da coluna ou periféricos que podem ser causadas por vasos sanguíneos dilatados, tumores ou tecido de cicatrização ou infecção são fatores que também podem deixar a região infectada dormente. Algumas doenças como enxaqueca, diabetes, derrames ou tireoide também podem causar dormência em algumas partes do corpo. O mesmo vale para uma picada muito infecciosa de um mosquito ou de outros insetos.

O que fazer ao sentir formigamento

Se a causa do formigamento for má circulação do sangue depois de você ter passado horas na mesma posição, basta deixar a parte do corpo reta para que o sangue torne a circular normalmente. Ao perceber formigamento na perna, por exemplo, estique devagar por causa do incômodo. Logo, você vai sentir a perna quente devido ao funcionamento do sangue.

Em alguns casos, você pode ficar inchado. Para ajudar a desinchar, utilize uma bolsa de água gelada. Mas se a dor persistir sem inchaço, faça o contrário: utilize uma bolsa de água quente em cima da região afetada. Se a causa do formigamento for uma lesão no músculo, a bolsa de água quente já vai ajudar no processo de cura até que você procure um médico. Deixe sobre o local do formigamento, de 15 a 20 minutos.

Se mesmo com todos esses cuidados o formigamento não passar e a dor estiver incomodando muito, tome um relaxante muscular para tentar eliminar a sensação desconfortável e dolorosa. Ao não encontrar uma causa óbvia para seu formigamento, e a dor não estiver passando, procure um médico ortopedista. Assim, será mais fácil identificar se o problema é um sintoma de uma das doenças citadas e você poderá iniciar o melhor tratamento para seu caso.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!