PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





O QUE FAZER AO INGERIR VENENO – COMO AGIR QUANDO O FILHO ENGOLE PRODUTO TÓXICO

Autor: G. Produções
Publicado em: Saúde

O QUE FAZER AO INGERIR VENENO – A curiosidade natural das crianças, muitas vezes, pode causar-lhes danos, como a intoxicação acidental. Se expostos ao veneno, os pequenos sofrem conseqüências mais drásticas que os adultos, por possuírem metabolismo mais rápido, e organismos menos capazes de lidar com toxinas ingeridas. Por isto, todo o cuidado é pouco.

O QUE FAZER AO INGERIR VENENO - COMO AGIR QUANDO O FILHO ENGOLE PRODUTO TÓXICO

A maioria dos casos de intoxicação ocorre quando os filhos estão fora do alcance de visão dos pais, ou quando estes afrouxam a atenção. Em noventa por cento dos quadros de envenenamento, houve a ingestão de produtos domésticos, como: medicamentos, produtos de limpeza, cosméticos, plantas, pesticidas, tintas e solventes.

São quatro os tipos de intoxicação mais comuns: por ingestão e inalação de veneno, e contato deste com a pele e com os olhos. Se o seu filho ingerir acidentalmente algum remédio, a primeira coisa a ser feita é retirar o que ainda estiver na boca dele, passando o dedo, e guardar a embalagem do medicamento engolido.

Lembre-se que não é aconselhável a indução do vômito sem o consentimento de um profissional da saúde, e que o médico deverá ser procurado e informado sobre o acidente o mais rápido possível. Em caso de contato de produto tóxico com a pele do seu filho, retire à roupa contaminada, e enxágue a parte da pele atingida com água ligeiramente morna, por até quinze minutos.

Não use nenhuma pomada. Mas, se a área afetada for o olho, lave-o com cuidado, e derrame água morna sobre ele, a uma distância de até oito centímetros. Colírio e urna ocular não podem ser usados nesta situação sem a autorização do médico responsável.

Quando ocorrer a inalação de gases venenosos, e a criança ainda estiver consciente, sem apresentar problemas respiratórios, ou convulsões, leve-a para respirar ar fresco. Caso os sintomas descritos apareçam, chame imediatamente a emergência. Em todos os quadros citados, o centro de controle de veneno deve ser acionado se a vítima ainda apresentar sintomas de intoxicação após socorro.

Evitar acidentes como estes pode parecer difícil, mas não é. Uma dica boa é manter os medicamentos, os produtos de limpeza, e todos os objetos que ofereçam risco à saúde das crianças, fora do alcance delas, em lugares altos ou trancados. E, claro, redobrar a atenção e o cuidado com os filhos, afinal, eles merecem.






PontoXP © 2006-2018 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!