PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





O QUE FAZER AO ENCONTRAR ANIMAIS FERIDOS

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Dicas

O QUE FAZER AO ENCONTRAR ANIMAIS FERIDOS

Na cidade ou no campo podemos nos deparar com cães, gatos, aves e demais animais machucados, nesse caso é importante saber o que fazer ao encontrar animais feridos. As dicas a seguir também podem ajudá-lo a saber como agir caso seu animal de estimação se machuque em casa.

Aprenda o que fazer ao encontrar animais feridos

O primeiro passo é reconhecer o animal machucado, tento, entretanto, o cuidado de recolhê-lo com uma toalha, tapando a sua cabeça, assim, ele ficará mais calmo ao estar no escuro.

O segundo passo na hora de como cuidar de animais feridos é colocá-lo em uma caixa de papelão ou mesmo se sapato, conforme o seu tamanho, e deixá-la tampada. No entanto, faça diversos furos na caixa para que ele possa respirar. Entre os cuidados com animais feridos depois de resgatá-lo é colocá-lo em um local tranquilo e com temperatura amena.

O que fazer ao encontrar animais feridos consiste, ainda, em não dar nenhum tipo de alimento, tampouco água ou medicação. Quando se trata de animais selvagens, você deve contatar as entidades responsáveis de sua cidade ou a que está localizada mais próxima. Em alguns estados brasileiros existem as brigadas militares ambientais ou contate o Ibama para se informar.

Quando você entregar o animal ferido, é provável que vão pedir algumas informações, por isso, para não se esquecer, anote em sua agenda o dia em que ele foi encontrado e onde estava (na estrada, parque, reserva, fiação elétrica, etc). Também escreva outras informações, como o seu comportamento, e o que mais achar relevante.

Dicas sobre como cuidar de animais feridos

Quando se trata dos cuidados com animais feridos em regiões urbanas, sendo eles gatos ou cachorros, leve-o o mais rápido possível a um veterinário. Não procure você mesmo resolver o problema se não tiver conhecimento, uma vez que machucados que parecem simples podem ser bastante sérios e até mesmo levar o animal à morte.

O aconselhável é que você mesmo abrigue o animal até a sua melhora e se não puder adotá-lo, busque um adotante de confiança. Como no Brasil muitas cidades sofrem com a falta de entidades que possam cuidar de animais machucados e abandonados, o melhor é que você leve o animal a um veterinário particular e se não puder pagar a conta é que faça uma “ação entre amigos”.

Quando você vir o que ocorreu com o animal, é possível prestar primeiros socorros. Confira as dicas!

Primeiros socorros com animais

– Atropelamento: não mova o animal se não for necessário e se houver hemorragias pressione o local machucado até conseguir um atendimento com o veterinário.

– Cortes e feridas: estanque o sangue e limpe apenas se o machucado for pequeno, caso contrário, pode esconder lesões piores.

– Envenenamento: levar ao veterinário rapidamente.

– Queimaduras: não cubra a ferida e leve ao veterinário.

Com essas dicas você pode ficar mais preparado caso encontre animais feridos ou mesmo para saber como agir quando seu animal de estimação se machucar.






PontoXP © 2006-2018 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!