PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





O QUE FAZ E ONDE TRABALHA UM ENGENHEIRO AGRÍCOLA

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Empregos

O QUE FAZ E ONDE TRABALHA UM ENGENHEIRO AGRÍCOLA

Na hora de escolher uma profissão, quem pensa em trabalhar numa área relacionada à produção agrícola deve descobrir o que faz e onde trabalha um engenheiro agrícola. Esse profissional atua em uma série de funções, de forma geral, ligadas ao setor produtivo. Além disso, o profissional com formação em engenharia agrícola está habilitado a projetar e construir silos, estufas, estábulos, além de outros ambientes comuns em áreas rurais. A instalação de fontes de energia elétrica, hidráulica, a partir de biogás ou da energia solar, em zonas rurais, também pode ser a sua especialidade.

A atuação do engenheiro agrícola normalmente está associada à infraestrutura que o campo deve possuir para o profissional desempenhar as suas funções. Assim, outra de suas atribuições é construir barragens, açudes e sistemas para drenar e irrigar plantações. Nesse sentido, ele está habilitado ainda a prevenir a erosão e outros problemas ambientais.

O engenheiro dessa área costuma operar ao lado dos produtores rurais, orientando-os sobre quais as melhores e mais apropriadas tecnologias para cada propriedade. No campo da mecanização agrícola, esse profissional tem um importante papel, uma vez que é ele quem pode desenvolver equipamentos para otimizar as etapas da produção agropecuária e agroindustrial.

Outra atividade do engenheiro agrícola é oferecer os seus serviços de assistência técnica aos agricultores. Ele também está apto a trabalhar no gerenciamento de empreendimentos agropecuários, seja fazendo uma previsão de safras, ao determinar onde armazenar e transportar,seja propondo técnicas para gerir os recursos naturais.

Mais sobre o que faz e onde trabalha um engenheiro agrícola

O profissional formando em engenharia agrícola tem importante papel no saneamento rural, sendo que a sua função é projetar estações para tratar esgoto, bem como as águas poluídas devido à atividade agrícola. Normalmente, é a propriedade rural que deve dar conta disso, diferente das zonas urbanas, onde o saneamento é público.

O mercado de trabalho para esse profissional é bastante amplo, pois o Brasil é um dos maiores produtores de alimentos do mundo. Assim, cada vez mais, esse engenheiro deve estar presente nas propriedades produtoras. Mas ele pode, ainda, atuar junto a usinas e empresas agroindustriais, tanto de máquinas e implementos agrícolas como em companhias de armazenamento.

Outra coisa que o engenheiro agrícola pode fazer é prestar consultoria em projetos, bem como exercer suas funções na academia, como docente ou integrando grupos de pesquisa. Já o sensoriamento remoto e o geoprocessamento, bem como a gestão empresarial e logística são ramos em alta para esses profissionais.

Há também as regiões brasileiras que oferecem mais oportunidades, como é o caso do sudeste, onde é forte a oferta de vagas para atuar em usinas de cana-de-açúcar. No sudeste e também no sul, esse profissional pode ainda encontrar boas oportunidades em empresas que oferecem o serviço de avaliação de impacto ambiental, além de tratamento de afluentes.




Assine e Receba Novidades GRÁTIS por e-mail!

Confirme sua inscrição no link que receberá por e-mail


Recomendamos para você

Receba Novidades Grátis

Últimos Artigos:




PontoXP © 2006-2016 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!