PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





O QUE É UM PLANO DE NEGÓCIOS

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Mercado, Negócios e Empresas

O QUE É UM PLANO DE NEGÓCIOS

Você quer saber o que é um plano de negócios? Pois esse é um mecanismo para apresentar a chamada ideia do negócio, no momento em que você deseja abrir algum tipo de empreendimento. Esses procedimentos, em geral, são realizados quando o proponente do negócio deseja receber investimento de incubadoras. Assim, o plano de negócio trata-se de um documento imprescindível à apresentação profissional da empresa.

O plano de negócios deve conter não somente qual o tipo de negócio que você quer criar, mas também demais informações que vão mostrar que esse projeto tem chances de obter sucesso. Para tanto, é necessário incluir dados sobre a sua experiência e sua visão de futuro, além de identificar quais são os recursos de que o seu negócio precisa para começar a funcionar e quais são os seus objetivos.

Normalmente, universidades e demais instituições possuem as incubadoras, que são programas que buscam impulsionar novos negócios no mercado de trabalho. No entanto, o plano de negócios pode ser um pré-requisito em situações diversas. Um exemplo é quando o proponente deseja captar recursos para o seu empreendimento junto a instituições financeiras, investidores e mesmo quando se deseja participar de projetos, rodas de negócios e eventos afins. Além disso, o plano de negócio funciona como um instrumento de planejamento, logo, é importante ser feito antes do surgimento de qualquer empreendimento.

Mais informações sobre o que é plano de negócios

Entre as importâncias de se criar um plano de negócios, mesmo quando o intuito do empresário não é o de apresentá-lo e/ou buscar recursos, é que o instrumento coopera para que ele próprio aprofunde os seus conhecimentos a respeito do seu empreendimento. Esse é o primeiro passo para tornar a sua empresa um negócio de sucesso.

Com o plano de negócios, o empreendedor conta com um diagnóstico da situação atual do seu negócio, a partir do qual pode definir metas quantitativas e qualitativas. Também é possível, a partir desse estudo, identificar quais são as mais eficientes estratégias para alcançar os objetivos traçados.

Para entender melhor como fazer um plano de negócios, algumas dicas podem ajudar. A primeira delas é pensar nele como um roteiro,  que deve conter informações financeiras e operacionais. Já que tudo o que for descrito deverá ser seguido à rica, deve-se fazer o plano com metas que sejam possíveis de ser alcançadas. O empresário, portanto, deve pensar em cenários reais, levando em consideração as suas condições atuais.

Outra dica é definir vários passos, os quais serão dados conforme os prazos que cada etapa tiver. Dessa forma, o plano todo deve ter um período de tempo pré-determinado para ser concluído. Para ajudar nessa hora, tanto o Sebrae como empresas de consultorias e mesmo universidades podem ser úteis e ajudá-lo a traçar o  plano de negócios do seu empreendimento.




Assine e Receba Novidades GRÁTIS por e-mail!

Confirme sua inscrição no link que receberá por e-mail


Recomendamos para você

Receba Novidades Grátis

Últimos Artigos:




PontoXP © 2006-2016 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!