PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





O QUE É UM AMORTECEDOR?

Autor: G. Produções
Publicado em: Carros

O QUE É UM AMORTECEDOR? – Os automóveis possuem várias peças e a mecânica costuma ser complicada. Bateria, pneus, motor, freios, é uma infinidade de peças automotivas. Mas existe uma que é fundamental e que precisam de atenção para o bom funcionamento do veículo, os amortecedores. Mas, afinal, o que são os amortecedores?

O QUE É UM AMORTECEDOR?

O amortecedor é uma peça que controla todas as oscilações da mola para manter que a roda do veículo mantenha-se em contato com o solo. Ele funciona, basicamente, a partir de princípios hidráulicos. Ele e composto por dois tipos de tubos, um de pressão e outro reservatório. Ambos têm de estar sempre muito bem lubrificados, mas a pressurização do ar também determina o bom funcionamento da peça.

O que realmente amortece o carro e evita que ele pule feito um pula-pula é exatamente a combinação da pressão exercida pelo ar sobre o óleo. Existem válvulas que controlam todos os movimentos controlando também a quantidade de óleo que consegue passar pelo tubo de pressão.

No princípio os amortecedores não existiam, pois os eixos dos carros eram fixados diretamente na estrutura do veículo, o que dava a sensação de carro “duro”, como costumamos falar. Por isso os carros de antigamente não eram tão confortáveis como os dos dias de hoje.

Os amortecedores surgiram apenas quando as fábricas passaram a construir carros mais velozes. Com a introdução das molas, os carros ficaram mais confortáveis e precisavam de algo para amortecer o balanço das molas. Carros com molas, mas sem amortecedores eram mais difíceis de dirigir e oscilavam muito nos movimentos, comprometendo muito a estabilidade dos carros.

Os amortecedores permitem que os movimentos das rodas sejam controlados pela passagem da lubrificação dos amortecedores. A válvula dos pistões regula a passagem, tanto do ar quanto do óleo, e faz com que os movimentos sejam bem balanceados. Movimentos mais rápidos também são regulados pela pressão, mas também sofrem com a força da deflexão das molas. A restrição da passagem de óleo nos pistões do amortecedor é que determinam o controle dos movimentos efetuados pelo veículo.

Complicado, né? Sim, pode ser complicado para entender como funciona, mas é importante saber que o amortecedor e uma peça fundamental e que precisa de manutenção rotineira, para manter o bom desempenho do veículo.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!