PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





O QUE É TRANSTORNO DE ANSIEDADE GENERALIZADA – TAG

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

O QUE É TRANSTORNO DE ANSIEDADE GENERALIZADA - TAG

Diante de uma situação que pode provocar expectativa, dúvida ou medo, a ansiedade é uma reação normal do organismo humano. A ansiedade que se manifesta em momentos de tensão, como na publicação dos aprovados em um concurso, uma entrevista de emprego, o nascimento de uma criança, uma viagem para local desconhecido e até mesmo os momentos antes de uma delicada cirurgia, são consideradas comuns, uma resposta natural do corpo humano. Em situações como esta, a ansiedade é um alerta do corpo para que a pessoa se prepare para enfrentar um desafio. Entretanto, existe um caso mais grave e é preciso entender o que é transtorno de ansiedade generalizada para avaliar cada caso.

Saiba o que é transtorno de ansiedade generalizada

Quem apresenta uma expectativa apreensiva ou preocupação excessiva pode sofrer do Transtorno da Ansiedade Generalizada (TAG), que integra a gama de doenças mentais. O TAG é caracterizado por uma ansiedade persistente, difícil de controlar, que pode durar seis meses no mínimo, mas vem acompanhada de outros sintomas, como perturbação do sono, tensão muscular, dificuldade de concentração, irritabilidade, fadiga e irritação. Quem sofre do TAG também apresenta um nível desproporcional de ansiedade de acordo com os acontecimentos que estão gerando este transtorno. Situações do dia a dia acabam causando muito sofrimento e ainda interferindo na qualidade de vida da pessoa, além até mesmo do desempenho profissional, social e familiar. O TAG pode interferir na vida de pessoas de todas as idades, desde as crianças até os idosos. As mulheres são, em geral, mais vulneráveis que os homens ao transtorno.

Quais são os sintomas do TAG

Para saber o que é transtorno de ansiedade generalizada, é preciso conhecer alguns de seus sintomas, que podem variar de uma pessoa para outra. Além da tensão muscular, dificuldade de concentração, irritabilidade, fadiga e inquietação, também podem ocorrer dores musculares, aperto no peito, náuseas, alteração nos hábitos intestinais, dor de cabeça, sudorese excessiva, aumento da pressão arterial, taquicardia, falta de ar e palpitação.

Como é feito o diagnóstico: para diagnosticar o TAG, o médico precisa levar em conta o histórico de vida do paciente, além de realizar uma criteriosa avaliação clínica. Alguns exames complementares podem ajudar no diagnóstico. Como outros distúrbios como TOC, fobia social e síndrome do pânico podem ter sintomas semelhantes, é importante que o diagnóstico seja feito com cuidado para garantir o melhor tratamento.

Qual é o tratamento para o TAG: tratar o Transtorno da Ansiedade Generalizada envolve uso de medicamentos fortes, como ansiolíticos ou antidepressivos, além de terapia comportamental cognitiva. Mesmo após o desaparecimento dos sintomas, o tratamento precisa ser mantido por um período de seis a doze meses, para evitar reincidência.

Dicas para reduzir os sintomas do TAG

– Se você é considerado entre um grupo de amigos como alguém sem paciência, sempre com os nervos à flor da pele, com dificuldade para relaxar, talvez tenha chegado o momento de procurar uma avaliação desse estado de ansiedade e tensão permanente.

– Peça ajuda se não estiver conseguindo sozinho colocar uma ordem em sua agenda e em sua rotina diária, reservando sempre um tempo para relaxar. Isso pode estar sendo necessário se você cobra muito de si mesmo ou está sempre atarefado com várias atividades.




Assine e Receba Novidades GRÁTIS por e-mail!

Confirme sua inscrição no link que receberá por e-mail


Recomendamos para você

Receba Novidades Grátis

Últimos Artigos:




PontoXP © 2006-2016 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!