PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





O QUE É EROSÃO DENTÁRIA E COMO TRATAR

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

O QUE É EROSÃO DENTÁRIA E COMO TRATAR

Além da mais conhecida cárie, a erosão dentária também é uma doença que compromete a saúde bucal, e que está sendo cada vez mais estudada por especialistas com o intuito de combatê-la. Mas você sabe o que é erosão dentária e como tratar? Basicamente, a erosão dentária é caracterizada pela perda do tecido duro dos dentes, por ação de ácidos contidos em bebidas e/ou alimentos. Ela também pode ser proveniente do próprio organismo, em alguns casos. O problema resulta na destruição do dente afetado, podendo causar alterações estéticas, funcionais ou dores profundas.

Veja o que é erosão dentária e como tratar

A erosão dentária é mais comum em crianças e adolescentes com pouco policiamento com relação a seus cuidados de higiene bucal, mas também pode afetar adultos. Nos mais jovens, com dentes mais fracos e ainda em desenvolvimento e sem tanto fortalecimento, a erosão surge principalmente em função do consumo em excesso de refrigerantes ou sucos industrializados, principalmente se consumidos via mamadeira, que aumenta o tempo de contato do líquido com os dentes.

Os esportistas também devem ficar atentos por conta do excesso de ingestão de bebidas energéticas (isotônicas) para reposição de água e de eletrólitos perdidos durante a prática de atividades esportivas. Os indivíduos que têm problemas de ingestão de alimentos, e pessoas que manuseiam produtos ácidos e acabam inalando as substâncias que ficam no ar, também correm risco de desenvolvimento da erosão.

O tratamento restaurador requer acompanhamento contínuo, além do controle racional do consumo de alimentos com altos índices de ácidos. Esse tratamento consiste na prática de bochechos específicos, com movimentos que serão ensinados pelo dentista em sua recomendação. Há também a opção de aplicações de selantes ou vernizes nas superfícies dos dentes, e sessões de aplicações de laser terapêutico no colo dos dentes sensíveis.

Evite o contato direto com bebidas ou alimentos ácidos, bebendo com menor frequência. Quando for ingeri-los, utilize o famoso canudinho, para evitar contato com os dentes. Outro recurso para prevenção é misturar bem com alimentos ricos em cálcio, para neutralizar a acidez na boca, sempre que ingerir produtos ácidos.

Mesmo começando essas medidas, procure por um dentista, para conferir se não há início de erosão dentária nos dentes, que tenha sido provocada pelos seus antigos hábitos, antes de iniciar os cuidados preventivos, e comece o tratamento se for necessário.

Para os pais de primeira viagem, é bom ficar de olho não só nas cáries provocadas pelos doces na boca dos seus filhos, mas também nos problemas que os alimentos ácidos podem trazer. Mantenha um acompanhamento no dentista, mas já eduque os pequenos com pouca ingestão de refrigerantes. Quando a prevenção é iniciada desde a infância, maiores são as chances de evitar o problema.




Assine e Receba Novidades GRÁTIS por e-mail!

Confirme sua inscrição no link que receberá por e-mail


Recomendamos para você

Receba Novidades Grátis

Últimos Artigos:




PontoXP © 2006-2016 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!