PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





O QUE É E COMO TRATAR DERMATITE SEBORREICA

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Cabelos ,Saúde

O QUE É E COMO TRATAR DERMATITE SEBORREICA

A dermatite seborreica é uma doença mais conhecida como caspa, que acomete muitas pessoas atualmente e não tem relação apenas com falta de bons hábitos na hora do banho, na forma de lavar o cabelo, ou por falta de higiene. Apesar de complexo, em alguns casos é possível tratar a dermatite seborreica sozinho, sem a necessidade de procurar ajudar médica. Mas antes de tudo você precisa saber o que é e como tratar dermatite seborreica, que pode ser causada por diversos fatores. A visita a um profissional é recomendada na maioria dos casos para que o paciente possa saber com certeza qual a causa da dermatite, ainda mais se tratar de um caso mais grave, que envolva queda de cabelo e machucados na pele.

Qual a causa da dermatite seborreica

Entre os motivos que podem causar o surgimento da dermatite estão alterações hormonais, estresse, frio e mudanças de temperatura bruscas, predisposição genética e até o clima seco. Condições como obesidade, pouca frequência na lavagem do cabelo e doenças de pele como acne podem ainda agravar a situação. O que já foi confirmado pela medicina é que a dermatite seborreica surge a partir de uma combinação entre um fungo conhecido como Malassezia e excesso de produção de óleo na pele.

Qual a aparência da dermatite

A dermatite seborreica causa uma descamação no couro cabeludo, daí é conhecida como caspa. Entretanto, a caspa é apenas uma das formas da dermatite se manifestar, já que quem tem o problema pode desenvolver ainda coceira, lesões e escamações na pele e no couro cabeludo, coceira com infecção e aumento de áreas oleosas. Os sintomas variam de acordo com o tipo de pele e saúde de cada pessoa.  Mas o certo é que a melhor forma de tratar é procurando um especialista o quanto antes, sem permitir que o caso se agrave.

Como tratar dermatite seborreica

Será prescrita uma medicação para tratar o problema de acordo com o grau de dermatite. O uso de shampoos ou loções com medicamentos inclusos, como corticosteroide ou cetonazol na fórmula, é o tratamento mais indicado para os casos em que dermatite for mais intensa. Será preciso massagear o produto pelo menos duas vezes por semana e enxaguar bem se o problema for no couro cabeludo. Se por acaso a dermatite estiver localizada em outra parte do corpo, não haverá necessidade de enxaguar a loção. Um medicamento via oral deve ser receitado em casos mais graves.

Dicas para quem tem ter dermatite: para quem sabe o que é e como tratar dermatite seborreica, pode parecer que o tratamento é simples. Entretanto, usar um shampoo de farmácia ou de supermercado para o tratamento da caspa, sem a indicação do médico, pode não ser uma boa pedida, porque alguns deles apresentam uma consistência muito cremosa e podem apenas acabar piorando a questão da oleosidade.  É preciso também conversar com o médico e se informar se você pode continuar mantendo o uso regular de outros cosméticos.






PontoXP © 2006-2018 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!