PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





O QUE É E COMO EVITAR O PHISHING

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Internet

O QUE É E COMO EVITAR O PHISHING – No mundo virtual, todo o cuidado é pouco quando se tratam de vírus, fraudes, etc. Agora, mais um item para se ficar atento: o que é e como evitar o phishing, que pode ser traduzido como a pesca de informações. Assim como outros mecanismos, refere-se à tentativa de conseguir senhas, números de cartão de crédito e outras informações dos usuários da Internet.

Saiba o que é e como evitar o phishing

O que é e como evitar o phishing se dá, mais normalmente, por meio de um e-mail, no estilo "urgente", em que o remetente pede a quem o recebe que tome uma atitude imediatamente para evitar algum tipo de problema. Entre eles, alguns exemplos são:

O QUE É E COMO EVITAR O PHISHING

– "Nosso banco possui um novo sistema de segurança. Atualize suas informações ou você não poderá acessar sua conta";

– "Não foi possível verificar suas informações; clique aqui para atualizar sua conta.";

Nessas ocasiões, se prevenir de phishing consiste nas seguintes atitudes:

– Nunca clique nos links desses tipos de e-mails, nem responda informando dados pessoais ou financeiros;

– Olhe para o cabeçalho do e-mail. O endereço no campo De: e a referência Return-path precisam ser iguais;

– Em caso de dúvida e de ser um remetente conhecido (que pode ter sido clonado), crie uma mensagem nova e envie para a pessoa que teria lhe enviado o e-mail, certificando-se de que foi ela. Caso não tenha sido, a pessoa saberá que alguém usa o seu e-mail e informará aos demais.

– Sempre esteja com o seu antivírus atualizado, bem como o spyware e que o seu navegador esteja com as atualizações de segurança corretas;

– Revise suas contas com frequência e certifique-se de que não existam atividades não autorizadas;

– Outra forma de como se prevenir de phishing é usando um navegador que tenha um filtro de phishing.

Como funciona phishing

No caso do usuário clicar em um desses links no e-mail recebido, como funciona phishing consiste em levá-lo a uma página de Internet parecida com outra que já foi visitada antes. Por isso, muitos internautas acabam por cometer o grave erro de digitar o seu nome de usuário e senha para acessar o site.

Porém, isso é a porta de entrada para que terceiros acessem as suas informações privadas. Assim, eles podem acessar a sua conta de banco, por exemplo, nesse caso, podendo roubar seu dinheiro e usar os seus dados para transações futuras, como abrir linhas de crédito em seu nome.






PontoXP © 2006-2018 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!