PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





O QUE É E COMO CONSUMIR AÇÚCAR DE COCO

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

O QUE É E COMO CONSUMIR AÇÚCAR DE COCO

O consumo de açúcar é um hábito que vem sendo repensado por cada vez mais pessoas, especialmente aquelas que desenvolveram problemas de saúde em decorrência do excesso da substância doce. Por conta dessa preocupação, um número cada vez maior de pessoas está procurando por alternativas naturais e a grande febre do momento é o açúcar de coco. Mas pouca gente sabe o que é e como consumir açúcar de coco.

A primeira coisa que você deve saber é que esse açúcar é derivado da palmeira de coco, sendo apontados como mais nutritivos e com menor índice glicêmico. Muitas informações vêm sendo divulgadas sobre o açúcar de coco, mas nem tudo é verdade. O açúcar de coco retém um pouco dos nutrientes encontrados na palma de coco. Além disso, essa substância apresenta uma série de nutrientes, como o potássio, o cálcio, o zinco e alguns ácidos graxos, que oferecem uma série de benefícios ao organismo. O açúcar de coco também contém uma fibra chamada inulina, responsável por retardar a absorção de glicose.

Mais sobre o que é e como consumir açúcar de coco

O açúcar de coco apresenta índice glicêmico, que é a taxa que mede a velocidade com que o carboidrato é transformado em açúcar no sangue, após a digestão. Quando você consome um alimento que tem alto índice glicêmico, que é diferido mais rápido, isso acaba causando uma grande quantidade de açúcar no sangue, sendo preciso liberar mais insulina para que o índice no sangue seja normalizado. Esse excesso de atividade pode acabar sobrecarregando o pâncreas e desenvolver um tipo de resistência à insulina e, nos casos mais graves, diabetes.

Por não passar pelo processo industrial de refinamento ao qual é submetido o açúcar comum (ou branco), essa versão “integral” mantém as vitaminas e mineiras originais provindos da palma de coco e, por isso, é muito mais nutritiva. O açúcar de coco possui quantidades elevadas de potássio, magnésio, zinco e ferro. Também é uma fonte natural de vitaminas B1, B2, B3 e B6. O açúcar de coco possui o mesmo poder adoçante que o refinado e pode substituí-lo na proporção 1:1.

Extraído do fluido das flores da palma de coco, o seu néctar é retirado e aquecido ligeiramente numa caldeira, tornando-se um caramelo espesso. Ao esfriar, é triturado em pequenos cristais que se dissolvem facilmente e dão um agradável sabor doce a todas as receitas. Experimente substituir o açúcar mascavo pelo de coco. Você pode usá-lo para adoçar bebidas, preparar receitas doces, e pode aquecê-lo e usá-lo em receitas como bolos, pudins e doces.

Por fim, o açúcar de coco é muito mais nutritivo que os outros adoçantes comuns. Seu sabor é muito parecido com o sabor do açúcar castanho, mas tem um índice glicêmico muito mais baixo (Gi = 35), sendo assim, é menos perigoso para a saúde que o açúcar normal (Gi = 68). Isso quer dizer que o açúcar de coco produz uma libertação lenta de energia e não produz os altos e baixos do açúcar.




Assine e Receba Novidades GRÁTIS por e-mail!

Confirme sua inscrição no link que receberá por e-mail


Recomendamos para você

Receba Novidades Grátis

Últimos Artigos:




PontoXP © 2006-2016 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!