PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





O QUE É DISLEXIA, TRATAMENTO, SINTOMAS, TEM CURA?

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

O QUE É DISLEXIA, TRATAMENTO, SINTOMAS, TEM CURA?

A dislexia é uma doença marcada pela dificuldade na área do aprendizado, tanto na área da escrita, leitura e soletração, como também na realização de operações, na percepção de dimensões, no funcionamento da memória de curta duração e na distinção entre direita e esquerda. Apesar de acometer muitas pessoas, pouca gente sabe o que é dislexia e como tratar. Este distúrbio é comumente identificado ainda nas salas de aula, quando é dado início ao processo de alfabetização.

A dislexia é uma condição hereditária e genética, portanto se a criança apresentar pais ou parentes próximos disléxicos, é preciso ficar de olho para realizar o diagnóstico cada vez mais cedo, facilitando o trabalho da escola, dos pais e o desenvolvimento da criança. O ideal é que a criança passe por uma equipe especializada multidisciplinar para o processo de avaliação. O diagnóstico só será seguro depois que houver sido iniciada a alfabetização, porque antes disso o diagnóstico será apenas como “criança de risco”.

Saiba o que é Dislexia e como tratar

Sobre o tratamento: o tratamento para quem tem dislexia acontece para o resto da vida. É necessário um acompanhamento constante por psicólogos, psicopedagogos e fonoaudiólogos, estimulando constantemente o processo de aprendizagem para o disléxico. A Associação Nacional de Dislexia realiza avaliações gratuitas de crianças com suspeita do transtorno e elas já saem de lá com o diagnóstico. Na Associação são realizados dois testes, um de inteligência, realizado por psicólogos e um de linguagem, promovido por fonoaudiólogas. Um dos pontos do diagnóstico do disléxico é que ele tenha comprovada inteligência normal ou até mesmo acima da média, descartando a possibilidade de outros transtornos.

Sintomas da Dislexia

Para quem sabe pouco sobre a dislexia, o que é e como tratar, é preciso ficar atento aos sintomas, que são percebidos já na idade escolar. A criança disléxica não consegue seguir o mesmo ritmo que o restante da turma, apresentando maior dificuldade para escrever e ler. Quando o diagnóstico não é realizado, a dislexia pode muitas vezes acabar confundida com preguiça, falta de interesse e até mesmo uma dificuldade de aprendizado comum. Quanto mais cedo o transtorno for identificado, melhor será o desenvolvimento do disléxico. Já na pré-escola o disléxico pode apresentar sintomas como dispersão e dificuldade em manter o foco, atraso no desenvolvimento da linguagem, atraso no aprendizado de canções e rimas, dificuldade no desenvolvimento motor, dificuldades em montas quebra cabeças simples e até mesmo a falta de interesse em livros impressos.

Como diagnosticar a Dislexia

Nem sempre a criança que apresenta alguns destes sintomas tem dislexia, considerando que existem vários fatores a serem observados nesta avaliação. Já na idade escolar, a criança disléxica continua apresentando vários sintomas, exigindo acompanhamento adequado, para que tenha condições de seguir os estudos ao lado dos colegas, no ensino regular.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!