PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





O QUE É DERMATITE

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

O QUE É DERMATITE – A dermatite é um significado geral “inflamação do termo da pele”. Para saber o que é dermatite, é preciso entender que existem tipos diferentes, sendo que geralmente são causados por reação alérgica. Tudo depende da sensibilidade e parte do corpo afetada. Veja algumas características que determinam a dermatite:

– A dermatite causada na mão não-dominante atinge trabalhadores que prendem um objeto ao executar uma tarefa mais delicada, frequentemente com uma ferramenta, com a mão dominante.

O QUE É DERMATITE

– A dermatite da roupa é geralmente fruto dos revestimentos usados na fabricação de uniformes e de outros itens da roupa.

– A dermatite de contato é a mais comum e é uma inflamação da pele causada por contato direto com uma substância irritante.

– A dermatite irritante é uma inflamação resultante do contato com ácidos, materiais alcalinos, como sabonetes e detergentes, solventes ou outras substâncias químicas. A aparência resulta em uma espécie de queimadura.

– A dermatite de contato alérgica é causada pela exposição a uma substância ou material a que a pessoa é muito sensível ou alérgica. A reação não é imediata, e varia de vermelhidão a feridas abertas.

– A dermatite por tratamento excessivo é uma forma de dermatite de contato que ocorre quando o tratamento para outra doença de pele causa a irritação.

Alguns causadores da dermatite

– Hera venenosa, carvalho venenoso, sumagre venenoso

– Níquel ou outros metais

– Antibióticos

– Anestésicos tópicos

– Outros medicamentos

– Borracha ou látex

– Cosméticos

– Roupas e tecidos

– Detergentes

– Solventes

– Adesivos

– Perfumes

Outras substâncias ou materiais químicos

Alguns produtos causam reação apenas se entrarem em contato com a pele e são expostos à luz do sol (fotossensibilidade). Exemplos disso são as loções para barbear, protetores solares, pomadas de enxofre, alguns perfumes, produtos com alcatrão de carvão e sumo da casca do limão.

O diagnóstico para esses diversos casos é baseado principalmente na aparência da pele e no histórico de exposição a um irritante ou alérgeno do paciente. O teste de contato exige ao menos três consultas médicas e deve ser realizado por um profissional que possua experiência nos procedimentos e interpretação dos resultados. Na primeira consulta, pequenos adesivos com possíveis alérgenos são colocados na pele. Esses adesivos são retirados após 48 horas para ver se ocorreu alguma reação. Alguns dias depois deve-se continuar visitando o especialista para avaliar qualquer reação que não seja imediata. Outros testes ainda podem ser usados para descartar demais causas possíveis, incluindo a biópsia de lesão de pele ou a cultura da lesão de pele.






PontoXP © 2006-2018 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!