PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





O QUE É AROMATERAPIA, COMO FUNCIONA

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

O QUE É AROMATERAPIA

O QUE É AROMATERAPIA – Pelo termo utilizado para este ramo da fisioterapia, fica fácil de desvendar o significado de aromaterapia. Aroma significa cheiro agradável e terapia, é o tratamento que visa a cursa de uma indisposição mental ou física. Mas o que realmente é aromaterpia? Esta prática terapêutica se utiliza das propriedades dos óleos essenciais 100% puros a fim de restabelecer o equilíbrio e a harmonia pessoa. A terapia é considerada holística, pois atua nos sistemas físicos emocionais e mentais, podendo promover saúde física e bem estar. A técnica vai além e este recurso é muito explorado na área cosmética, estética facial e corporal. Conheça melhor a história e a utilização da técnica e entenda o que é a aromaterapia.

O que é Aromaterapia e onde surgiu

As culturas mais antigas sempre valorizaram os benefícios terapêutico dos óleos e plantas aromáticos. Os primeiros estudos se iniciaram na Índia e os textos históricos de medicina chinesa também documentaram a importância dos óleos aromáticos para a saúde e a espiritualidade do ser humano. Técnicas se desenvolveram até chegar a europa por meio da Grécia e posteriormente começar a ser usada por soldados romanos para se curar do cansaço e dores das batalhas.

No ocidente: acredita-se que a aromaterapia chegou ao mundo ocidental no tempo das Cruzadas, graças a registros da utilização de óleos essenciais durante a praga do século XIV. Mas nos séculos XVI e XVII que a técnica se difundiu e tornou-se conhecida e mais utilizada. No fim do século XIX, a ciência já fazia sua contribuição com experimentos realizados sobre as propriedades antibacterianas das plantas que começaram a esclarecer a composição química e o potencial para cura que os óleos poderiam oferecer.

Alguns adeptos da aromaterapia totalmente natural defendem que infelizmente a interferência da ciência causou o aumento de equivalentes químicos sintéticos vendo sendo utilizados no lugar das propriedades naturais das plantas. Há quem diga que os compostos potencializam os efeitos ao invés de fazer mal. Fato é que a técnica ainda continua sendo explorada e cientistas ampliaram seus conhecimentos sobre as propriedades químicas das plantas utilizadas a fim de aplicar em produtos para facilitar a utilização da técnica. Há também investimentos em pesquisas em universidades e hospitais em todo o mundo, resultando em diferentes óleos que poderão em breve ser utilizado nas terapias.

Como funciona a aromaterapia

A técnica inicia-se no momento da escolha dos óleos essenciais que devem ser utilizados de acordo com a necessidade de cada paciente. O óleo será um auxiliar ao tratamento alopático ou homeopáticos, individualizado e que visa o bem estar completo do indivíduo. O tratamento pode beneficiar o físico e também problemas psicológicos e emocionais, e os benefícios são recebidos por meio de massagens, águas de banho ou inalação. As propriedades do aroma das flores utilizadas chegam diretamente ao sistema nervoso central, que processa informação e enviam sinais para todas as partes do corpo.  Por exemplo, no processo de cura de infecção, normalmente é usada a inalação de óleo de limão e tea tree e o cérebro ativa as células de defesa que encaminharão para o local infecionado.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!