PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





O QUE É A DIETA DASH, EMAGRECE?

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

O QUE É A DIETA DASH, EMAGRECE?

O que é dieta DASH? A sigla significa Dietary Approach to Stop Hypertension ou abordagens dietéticas para parar a hipertensão. Esse método de emagrecimento foi desenvolvido a partir de estudos realizados por cientistas norte-americanos, os quais tiveram apoio da NHLBI – National Heart, Lung, and Blood Institute.

A dieta se baseia em um cardápio com baixo teor de gordura total e saturada, bem como de colesterol, pois estudos mostram que a pressão arterial diminui com um plano alimentar desse tipo. Por outro lado, a dieta conta com maior presença de verduras, legumes e frutas.

O mesmo serve para os produtos lácteos livres ou com baixo teor de gordura, grãos integrais, aves e peixes, sendo que é indicado o consumo reduzido de carne vermelha e alimentos ricos em açúcar. Com essa lista do que preferir e evitar, é possível montar refeições ricas em cálcio, potássio e magnésio.

A dieta DASH é recomendada, inclusive, a pessoas idosas e a indivíduos que alguma vez já apresentaram pressão alta. Por isso, diminuir o consumo de sal é um dos pontos chaves dessa dieta, já que o sódio é a substância que mais colabora para os problemas de pressão elevada. Junto a isso, promove ainda a perda de peso.

No entanto, não é apenas o público citado que pode se beneficiar com as vantagens dessa dieta.

Como funciona a dieta DASH

O controle do consumo de sal tem papel importante na dieta DASH porque quando ingerido em excesso ele facilita a vasoconstrição sanguínea, o que provoca o aumento da pressão arterial. Assim, além de tratar pessoas com pressão alta, também ajuda a evitar que o problema se desenvolva em outros indivíduos.

No entanto, quando se fala em excesso de sal não se deve pensar apenas na quantia de sódio que se adiciona no preparo dos alimentos, mas os níveis que os produtos industrializados possuem dessa substância. Sopas instantâneas, molho shoyu, embutidos, congelados e demais produtos processados costumam receber altas doses de sódio.

Além disso, a dieta DASH tem ainda o objetivo de diminuir o consumo de alimentos ricos em gorduras saturadas. Embora existam gorduras boas que devem ser ingeridas diariamente, em excesso, as saturadas aumentam o risco de problemas de pressão arterial.

Por isso, as carnes vermelhas devem ser consumidas com moderação e as carnes brancas e magras, como os peixes e o frango, podem ter a preferência nas refeições. Peixes como sardinha e salmão possuem ainda a vantagem de possuir as boas gorduras, como o ômega 3.

A dieta DASH também indica a preferência pelos laticínios desnatados, no caso do leite e do iogurte, e os queijos magros. Por outro lado, vale sempre ler bem o rótulo dos produtos antes de comprá-los, pois muitas vezes, alimentos com zero de gordura podem ter os níveis elevados de açúcar, como ocorrem com muitos iogurtes.




Assine e Receba Novidades GRÁTIS por e-mail!

Confirme sua inscrição no link que receberá por e-mail


Recomendamos para você

Receba Novidades Grátis

Últimos Artigos:




PontoXP © 2006-2016 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!