PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





NFC – NEAR FIELD COMMUNICATION – TROCA DE DADOS SEGURA COM DISPOSITIVOS ELETRÔNICOS

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Tecnologia e Multimídia

NFC – NEAR FIELD COMMUNICATION – Em um futuro não muito distante, será possível trocar informações de maneira segura, por meio de dois dispositivos eletrônicos compatíveis, sendo que um deles pode ser desde um cartaz, até um display e o outro ser, por exemplo, um celular. A tecnologia criada e que permite esse novo tipo de interação é chamada de Near Field Communication.

A tecnologia que foi originada a partir do Radio Frequency Identification, um tipo de radiofrequência que permite a comunicação de dois aparelhos à longa distância, poderá no futuro substituir os códigos de barras e até mesmo os cartões de crédito. Ou mesmo, estar presente em documentos pessoais, para facilitar que jovens frequentem ambientes inadequados para sua faixa etária.

NFC - NEAR FIELD COMMUNICATION - TROCA DE DADOS SEGURA COM DISPOSITIVOS ELETRÔNICOS

A principal diferença entre as tecnologias é que o Near Field Communication permite a comunicação para uma distância de até 10 centímetros e não à longa distância como a tecnologia de radiofrequência.

Na Radio Frequency Identification, por exemplo, um dos aparelhos funciona como uma fonte de energia e opera de modo ativo para encontrar informações no outro dispositivo, que não necessita de uma fonte de energia própria para funcionar. Já na tecnologia Near Field Communication é necessário estar muito próximo ao objeto para que haja troca de informações e dados, de forma segura.

Para exemplificar melhor a forma com que o Near Field Communication funcionará, basta pensar na forma como hoje são utilizados os QRs Code, em que uma imagem de um código QR pode ser aplicado em camisetas, jornais, papéis em geral, cartazes e que por meio de um aplicativo no celular, a pessoa acessa uma matéria jornalística, ou um site.

Com o Near Field Communication será possível assistir a trailer de filmes apenas pela ação de aproximar o celular do cartaz do mesmo. Espera-se que até 2015 a tecnologia já esteja presente no cotidiano dos moradores da América do Norte. Na atualidade, o Japão, já usa a tecnologia no sistema de metrô para compra de passagens pelos celulares, nas catracas.

A própria BMW já apresentou um protótipo de chave com a tecnologia Near Field Communication, em que a mesma permite a verificação de todas as condições do carro.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!