PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





NETWORKING PARA NOVOS EMPREENDEDORES

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Mercado, Negócios e Empresas

NETWORKING PARA NOVOS EMPREENDEDORES

Para dar certo, é preciso levar a palavra ao pé da letra. Networking significa rede de trabalho, logo, investir em networking é investir em contatos que farão evoluir o seu negócio. É uma rede de contatos profissionais, que o empreendedor deve manter pensando na construção de parcerias, projetos em comum, investimentos e outros objetivos. Conhecer mais sobre networking para novos empreendedores é essencial no começo de suas ações em empreendedorismo.

É sempre importante ter seus contatos atualizados, principalmente para um negócio novo, que precisa de apoiadores. Mas como obter tantos contatos e mantê-los interessados em seu novo empreendimento?

Veja dicas de networking para novos empreendedores

1. A seleção dos contatos

Primeiro, encontre uma forma de fazer a estruturação e a sistematização de uma base de contatos novos e potenciais, de modo que você possa identificá-los e classificá-los com características detalhadas, não somente do perfil (sexo, idade, formação, etc.), mas também dos temas de interesse profissional dessas pessoas (profissional de marketing, distribuidor, fornecedor, presidente de alguma empresa, por exemplo). Basta separar um espaço para adicionar seus cargos e a empresa em que os exercem.

Essa estruturação pode ser feita no aplicativo nativo de qualquer tablet ou smartphone, mas há aplicativos específicos para isso, além de sites que mantêm as informações em nuvens, para não correr o risco e perdê-las. Por garantia, mantenha os contatos registrados em agendas ou na memória do computador.

2. Faça um mapeamento dos seus interesses e necessidades

Separe os contatos de modo que fique fácil encontrá-los quando precisar, e não é de ordem alfabética que estamos falando. Crie grupos de acordo com seu interesse pelo contato deles. Por exemplo, no grupo de “Finanças” coloque os profissionais que trabalham com investimento e bancos.

Sempre que você precisar, você terá os contatos em mãos para acioná-los com grande facilidade. Além disso, é possível falar com todos diretamente, se necessário, economizando tempo e dinheiro para sua empresa e para os empresários também.

3. Nunca deixe de estar em contato

Anotar o contato de um grande empresário e nunca mais usá-lo não é o recomendado, principalmente para um investimento novo. Nesse momento, é necessário mostrar o seu rosto e o da sua empresa, fazer com que a sua  lista de influências não se esqueça de você.

Mantenha os seus contatos atualizados sobre seus investimentos e as novidades de sua empresa. Se tiver seus endereços de e-mail ou redes sociais, utilize esses recursos para mostrar as atualizações do dia, as conquistas ou objetivos para o futuro, sempre com mensagens claras e que se encaixem no diálogo que costuma usar na sua empresa.

Se o contato tiver que ser feito por telefone ou mesmo pessoalmente, não exagere para não acabar se tornando aquele profissional pedante. Esse tipo de abordagem pode atrapalhar os planos do outro empresário. Tente entrar em contato uma vez por semana, principalmente com aqueles de quem você precisa estar mais próximo para negociações mais urgentes, sempre com um bom motivo para conversa, e propostas interessantes.

Ao saber usar seu networking, o negócio que você tem alcançará êxito mais rapidamente.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!