PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





NARIZ ENTUPIDO NA GRAVIDEZ

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Engravidar ,Saúde

NARIZ ENTUPIDO NA GRAVIDEZ

Muitas mulheres costumam ter com frequência a sensação de nariz entupido na gravidez ou que ele está escorrendo, mesmo que não apresentem outros sinais de gripes e resfriados. No entanto, isso é bastante comum ao longo da gestação, já que acomete 30% das gestantes.

O nome desse quadro se chamarinite gestacionale tende a piorar no último trimestre. Porém, os primeiros sintomas aparecem durante o segundo mês de gestação. Essa sensação vai embora apenas depois do nascimento do bebê, em torno de 15 dias após o parto.

O entupimento se dá por causa dos níveis elevados do hormônio estrogênio, que circula pelo corpo e ajuda as mucosas do nariz a ficarem inchadas, fazendo com que o organismo produza mais muco.

O nariz entupido na gravidez também é provocado pelo maior volume de sangue desse período, que resulta no inchaço das pequenas veias da parede do nariz. Não é raro que as gestantes ronquem e isso ocorre por causa do mesmo fenômeno.

No entanto se o nariz entupido ou escorrendo é devido a uma gripe, é preciso evitar que o quadro evolua, pois o sistema imunológico da grávida fica mais vulnerável e um simples resfriado pode desencadear pneumonia e outrosproblemas mais graves. Porém, as gripes apresentam outros sintomas, como tosses, dor de garganta, espirros, febre e dor pelo corpo.

Como evitar nariz entupido na gravidez

A mulher pode não estar com rinite gestacional, mas com sinusite se surgirem outros sintomas. Entre eles, dor dentro dos olhos, pressão no rosto (que aumenta ao colocar a cabeça para baixo), dor de cabeça, febre, catarro amarelo ou esverdeado, alteração do olfato e dor na parte superior das mandíbulas.

Também é normal que a mulher se torne alérgica a elementos que não era antes de engravidar. No caso das alergias respiratórias, como as rinites, além do nariz escorrendo um líquido aguado e transparente, outros sinais são coceira nos olhos e espirros.

As alergias são bastante imprevisíveis e a gestante pode ou não melhorar de uma hora para a outra, sendo que as comuns são ao pó e ao pelo de animais.De qualquer forma, é importante avisar a situação ao seu médico.

Já para amenizar a sensação de nariz entupido, você pode com um inalador fazer inalações com soro fisiológico até três vezes ao dia, inclusive, antes de dormir.Quem não tem o aparelho pode encher uma bacia com água bem quente, cobrir a cabeça com uma toalha e aproximar o nariz da superfície, inspirando e expirando o ar quente algumas vezes.

Outra dica é tomar um banho quente e assoar de lave o nariz, tentando remover todo o muco possível para fora. Você pode, ainda, vestir-se dentro do banheiro, a fim de tirar proveito do efeito terapêutico do vapor.

Para ter uma melhor noite de sono, durma com a cabeça mais elevada com dois travesseiros e mantenha-se hidratada, bebendo muito água por dia. Não são indicados os remédios para desentupir o nariz durante a gravidez.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!