PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





MUSCULAÇÃO PARA ADOLESCENTES – JOVENS NA ACADEMIA, PODE?

Autor: G. Produções
Publicado em: Saúde

MUSCULAÇÃO PARA ADOLESCENTES – A busca por um corpo perfeito e mais saudável está começando cada vez mais cedo. Por isso é cada vez mais comum ver academias cada vez mais lotadas de pessoas cada vez mais jovens, alguns que nem saíram da pré-adolescência ainda. O problema é que a prática de algumas atividades físicas pode provocar impactos negativos no crescimento do adolescente, por isso é bom tomar bastante cuidado ao iniciar as atividades físicas nessa época da vida.

MUSCULAÇÃO PARA ADOLESCENTES - JOVENS NA ACADEMIA, PODE?

A musculação por exemplo, que visa o aumento e desenvolvimento da massa muscular além da resistência e condicionamento físico é um dos exercícios que mais precisam de atenção na hora de ser realizado.

Quando é praticada visando o aumento da massa muscular não deve ser realizado antes do período de estirão de crescimento, pois pode ocasionar o retardamento do ciclo menstrual nas meninas, redução na produção do hormônio do crescimento (IGF-1, que é também responsável por outras funções no organismo), além de micro-traumatismos em algumas regiões corporais.

No entanto a musculação que visa o ganho de resistência e condicionamento físico pode ser realizada, mas desde que o praticante adolescente não use pesos de mais de 5 quilos, não ultrapasse 60 minutos de atividades e não realize exercícios de hipertrofia.

Se o adolescente desejar praticar alguma atividade visando a melhoria corporal pode optar por outras atividades disponíveis na academia, como aulas aeróbicas, esportes individuais ou coletivos como artes marciais, basquete, vôlei, entre outros.

Como essas atividades trabalham o corpo de forma proporcional e bem distribuída sem sobrecarregar a musculatura, os efeitos são benéficos para o organismo, ao contrário da musculação feita com o objetivo de aumentar o volume muscular, que pode acarretar sérios prejuízos para os adolescentes que ainda estão com o corpo em formação.

Portanto o ideal é que o adolescente comece praticando outras atividades físicas para ganhar condicionamento e assim que passar o período de estirão, começar a apostar na musculação.






PontoXP © 2006-2018 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!