PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





MORDIDAS DE ANIMAIS DOMÉSTICOS

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Dicas

MORDIDAS DE ANIMAIS DOMÉSTICOS

Mesmo confiando muito nos nossos animais de estimação, é preciso estar atento às suas reações e atitudes mais nervosas. Algumas provocações e irritações podem resultar em mordidas de animais domésticos, pegando a família de surpresa. Isso pode acontecer tanto com visitas, ou seja, pessoas que o animal não conhece, como com os próprios donos, dependendo da circunstância.

Embora o mais comum seja a disseminação de casos de cães, as mordidas de animais domésticos podem ser feitas por gatos, que também podem transmitir muitas doenças e causar infecções, ou por animais roedores, que geram bastante perigo com suas mordidas.

Em geral, as mordidas de animais domésticos podem causar intoxicação, infecções, reações alérgicas, tétano e até hemorragias. Portanto, é fundamental saber como agir diante de mordidas desses animais, com a finalidade de evitar esses problemas desagradáveis.

Como agir diante de mordidas de animais domésticos

1. Primeiros socorros

Ao ser mordido ou ver que alguém foi mordido, você precisará agir o mais rápido que puder. Desinfete a região atingida pelos dentes do bicho lavando com água corrente e sabonete neutro. Se houver inchaço, aplique uma bolsa de gelo.

Caso a mordida venha do seu animal de estimação ou do pet de algum amigo ou parente, ficará mais fácil saber se ele é vacinado ou não, o que diminui os riscos de infecções e outras complicações. Porém, vacinado ou não, ainda é necessário se dirigir a uma unidade de saúde depois do procedimento de limpeza para que sejam feitos outros procedimentos necessários, como suturas, curativos e até aplicações de injeções e vacinas.

No caso da mordida de hamster, rato ou outros roedores, além do processo de lavagem com água corrente e sabão neutro, lembre que você deve desinfetar a região com álcool ou com água oxigenada.

2. Animais intrusos

Há uma espécie em especial que nunca é convidada para o conforto do seu lar, mas sempre dá um jeito de invadir, e ainda gosta de morder. Estamos falando dos insetos, que provocam picadas na pele e causam reações mais rapidamente, provocando alergias e coceiras.

Algumas variações de insetos podem envenenar e causar infecções sérias na pele. Por isso, é bom tomar cuidado. Como picadas de insetos fazem um machucado menor na pele, basta aplicar um antisséptico no local da picada. Só depois de limpo o local da picada, você poderá retirar o ferrão espremendo ou utilizando uma pinça.

Além disso, passe gelo nas partes inchadas, pois isso não apenas ajuda a diminuir o machucado, mas também evita manchas. Se você for alérgico, é melhor se consultar o mais rápido possível com um médico, mesmo que você ainda não tenha demonstrado reações imediatas.

3. O que evitar

O melhor remédio para as mordidas de animais de estimação ainda é a prevenção. Muitos animais não têm tendência agressiva e acabam recebendo estímulos de quem os cercam por serem tratados mal ou provocados, o que estimula seu instinto de defesa. A forma como você cria o seu pet é muito importante para evitar tais problemas.

Portanto, sempre dê carinho e ensine seu animal a recepcionar convidados e sua família. Além disso, oriente sempre as crianças a manterem uma distância dos animais quando não estiverem acompanhadas de um adulto e prenda o bicho se houver muita movimentação pela casa.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!