PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





MODELO DE CARTA FORMAL

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Informações Gerais

MODELO DE CARTA FORMAL – Em tempos de smartphones, tablets e diversas tecnologias que permitem a comunicação instantânea até parece loucura falar em escrever uma carta. Mas algumas pessoas ainda utilizam o meio de comunicação e outras têm curiosidade de conhecer um modelo de carta formal.

MODELO DE CARTA FORMAL

Então para você que teme essa curiosidade, o modelo de carta formal é escrito da seguinte maneira: escreva seu nome e endereço de sua residência do lado esquerdo da carta, depois escreva do lado direito da página, o nome e o endereço do destinatário, para qual você deseja encaminhar o seu modelo de carta formal.

Abaixo dos respectivos endereços você, começando pelo lado esquerdo da página você deve escrever a cidade e respectiva data de postagem da carta. Por exemplo, “Rio de Janeiro, 29 de outubro de 2027”. Ainda abaixo da frase você deve informar o assunto da carta, ou mesmo iniciar o assunto com “Excelentíssimo Senhor Gustavo”, ou termos similares. E somente então você começa a redigir a mensagem com o conteúdo que deseja informar em seu modelo de carta formal.

Logo, ao finalizar a mensagem você deverá dar um fechamento ao modelo de carta formal, como: “Agradeço antecipadamente a atenção de Vossa Excelência, apresento os meus cumprimentos a sua família”; “Atenciosamente”; “Obrigada”; entre outros. Para finalizar, assine o modelo de carta formal com o seu nome e cargo se necessário, em caso de carta de trabalho e/ ou comercial.

Além do modelo de carta formal atente-se também a sua escrita, as normas gramaticais, a ortografia, a concordância verbal e nominal, assim como a sua caligrafia. Afinal não adianta seguir o modelo de carta formal à risca, se a sua letra não for nenhum pouco legível.

Já o modelo estético da carta formal deve variar conforme o órgão para o qual deseja enviar a carta. Caso você deseje, ou precise enviar uma correspondência mais oficial, atente-se da necessidade de procurar por uma linguagem formal específica, com jargões e expressões de uso comum para aquela categoria a qual você encaminhará a página. Como é o caso dos textos jurídicos, comunicados, ofícios e memorandos emitidos por órgãos públicos.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!