PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





MITOS SOBRE O PROTETOR SOLAR

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

Ao contrário do que muitos pensam, o protetor solar deve estar presente em diversos momentos do nosso dia-a-dia, muito além da tarde na praia ou durante no verão. O protetor solar tem se tornado cada vez mais importante, já que ajuda a prevenir o aparecimento de rugas e manchas e até doenças graves. E embora sua importância seja comprovada, ainda há muita relutância sobre o uso, sobretudo em conta dos mitos sobre o protetor solar que são disseminados por aí.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), em 2010, apenas 30% dos brasileiros usavam o produto regularmente. Já que muitos ainda desconhecem os benefícios da proteção solar no corpo, aí estão os mitos e verdades sobre o protetor solar, para que não haja mais mistérios.

Principais verdades e mitos sobre o protetor solar

MITOS SOBRE O PROTETOR SOLAR

1. “O protetor solar serve apenas para o verão e dias de sol”

Mito. O produto precisa ser aplicado todos os dias, independente da exposição solar. O protetor solar bloqueia parcialmente a radiação ultravioleta A (UVA) e B (UVB) evitando o aparecimento de manchas, envelhecimento precoce, queimaduras, dentre outros problemas graves.

2. “Usar filtro solar previne o câncer de pele”

Verdade. A incidência do câncer de pele está diretamente relacionada a exposição solar, e os raios UVA e UVB são os principais causadores da doença. Os efeitos dos raios não são possíveis de ver de forma imediata, mas podem causar problemas no futuro. O uso do protetor solar nos primeiros 20 anos de vida previne dois tipos de câncer de pele: o cinoma basocelular e o carcinoma de células escamosas.

3. “Protetor solar não sai na água”

Mito. Mesmo que algumas marcas tenham mais resistência a água, o produto acaba saindo do corpo depois de certo tempo com ele molhado. É preciso reaplicar o protetor ao sair do mar ou da piscina. Se tiver uma toalha, seque o corpo antes de passar novamente.

4. “Com protetor solar, posso pegar sol o dia todo”

Mito. Mesmo aplicando o protetor as recomendações de horários para tomar sol são as mesmas: até às 9 horas ou depois das 15. Caso seja inevitável sair fora desses horários, procure usar camisa de manga cumprida e calça.

5. “O protetor deve ser escolhido de acordo com o tipo de pele”

Verdade. O ideal é usar o protetor com no mínimo 15 FPS (fator de proteção solar), mas se você tem rosto oleoso ou com espinhas, é preciso visitar o dermatologista e pedir uma recomendação de produto um produto apropriado para sua pele, para não aumentar a acne. Para outros problemas de pele, é importante também consultar o médico, pois cada pele reage de forma diferente e pode precisar de fatores de proteção mais potentes.

6. “Não precisa hidratar a pele se usou protetor”

Mito. Mesmo tendo usado protetor solar e até saído melhores horários de exposição ao sol, é preciso beber muita água e utilizar cremes hidratantes que evitam o ressecamento da pele.

7. “Crianças devem usar a mesma quantidade de protetor solar que os adultos”

Mito. Enquanto um adulto precisa de 30 a 35 ml de produto na pele, a quantidade para crianças varia de acordo com a idade. Até 1 ano 9 ml é suficiente, com 3 anos pode-se aplicar 12,5 ml, com 5 aplica-se 15 ml, com 7 anos 18 ml e com 10 anos, 22. Aplique sempre meia-hora antes que a criança se exponha ao sol e reaplique a cada duas horas.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!