PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





MITOS E VERDADES SOBRE MASCAR CHICLETE

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

MITOS E VERDADES SOBRE MASCAR CHICLETE

O hábito que muitas pessoas têm de mascar chicletes não é apenas mania dos pequenos e, não raro, é visto como o grande vilão dos dentes. Porém, existem produtos que prometem benefícios semelhantes ao do creme dental. Para tirar algumas dúvidas, veja quais são os mitos e verdades sobre mascar chiclete.

Um dos mitos mais comuns é afirmar a quem está de dieta que o hábito atrapalha a perda de peso. Porém, o produto costuma ter em média 15 calorias por unidade na versão recheada. Já os sem açúcar possuem 2,5 calorias, assim, não têm grande relevância calórica, desde que não se masque muitas unidades por dia.

Outro tipo de mito sobre mascar chiclete bastante dito é que todas as versões do produto causam cárie, mas a verdade é que se ele não tiver açúcar o problema dentário não é uma preocupação. Os chicletes sem açúcar possuem substâncias como aspartame e sucralose, mas ambos não desenvolvem cáries.

Por outro lado, o produto possui uma série de produtos químicos, além de ingredientes como amido e carboidrato (em algumas versões), os quais se transformam em açúcar, além de aditivos que deixam o pH da boca muito ácido, o que pode causar cáries. Por isso, mais uma vez, ao exagerar no consumo da goma, é possível desenvolver o problema, bem como engordar.

Mais mitos e verdades sobre mascar chiclete

É mito também as propagandas enganosas que afirmam que a goma pode clarear os dentes, mesmo que elas possuam peróxido. Essa é uma substância clareadora, porém, nos chicletes a sua concentração é muito baixa para dar esse efeito. Além disso, em quantias maiores poderia queimar a gengiva, pois se trata de um produto tóxico.

Quanto às verdades sobre mascar chiclete, o produto pode provocar dor de estômago, sim, caso a pessoa esteja sem comer a muito tempo e resolva mascar a goma. Isso ocorre porque o hábito estimula a produção de suco gástrico estomacal, formado em parte por ácido clorídrico, que causa o mal estar.

Também é verdade que o chiclete pode ajudar a higiene bucal, pois o atrito que o mascar provoca com os dentes os limpam superficialmente. Porém, isso é algo bastante insignificante perto do que uma escova de dentes e fio dental podem fazer. Além disso, o chiclete não remove a placa bacteriana e nem previne a sua formação, que são os maiores inimigos para o bem estar da boca.

A sua vantagem é o de aliviar o mau hálito, isso sim é uma verdade, porque mascar chiclete ajuda na renovação das células da boca. Porém, é apenas um quebra galho até a hora de conseguir escovar os dentes, o que deve ser feito sempre depois das refeições. O fio dental deve ser usado ao menos uma vez por dia.




Assine e Receba Novidades GRÁTIS por e-mail!

Confirme sua inscrição no link que receberá por e-mail


Recomendamos para você

Receba Novidades Grátis

Últimos Artigos:




PontoXP © 2006-2016 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!