PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





MITOS E VERDADES SOBRE LAQUEADURA

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

MITOS E VERDADES SOBRE LAQUEADURA

A laqueadura é um método contraceptivo que, ao contrário dos métodos convencionais encontrados em farmácias, é feito por meio de cirurgia e é permanente. O método funciona por meio da ligadura das trompas pelas quais os óvulos que saem do ovário utilizam para alcançar o útero da mulher. Como ainda são difundidas informações equivocadas a respeito do assunto, vamos abordar mitos e verdades sobre laqueadura.

Normalmente, o método é utilizado por mulheres que já tiveram filhos e não querem ter novos filhos a partir de gestações. A laqueadura pode ser feita até mesmo depois do parto. Segundo a lei brasileira 9.263, só podem aderir à cirurgia, mulheres com mais de 25 anos ou que já tiveram dois filhos.

Mas a questão de já ter um filho pode tornar a escolha ainda mais difícil e fazer a mulher ficar na dúvida sobre optar ou não pela esterilidade. Além disso, o procedimento cirúrgico em si ainda gera muitas dúvidas. Quem não conhece os mitos e verdades sobre laqueadura acaba sofrendo com os tabus que giram em torno da prática.

Principais mitos e verdades sobre laqueadura

1. O ciclo menstrual é cortado após a laqueadura

Mito. A menstruação e a ovulação continuarão acontecendo normalmente no corpo da mulher depois do processo de laqueadura e, consequentemente, a menstruação também. A diferença é que haverá uma mudança no caminho da fecundação, impossibilitando que os óvulos alcancem o útero.

2. Com a laqueadura, não é mais necessário usar pílula anticoncepcional

Verdade. Após o procedimento, não será mais necessário tomar a pílula anticoncepcional, pois a laqueadura diminui o risco de gravidez em 1%. Mas o uso de preservativos para evitar doenças sexualmente transmissíveis continua sendo fundamental.

3. A laqueadura não tem volta

Mito. Apesar de ser uma decisão muito importante para a mulher, que deve ser tomada com cuidado, ainda haverá chances de reverter o que foi mudado em caso de arrependimentos. Mas somente algumas técnicas utilizadas podem ser revertidas, logo, esclareça com seu médico qual é o melhor procedimento a se aderir.

4. A laqueadura não é um procedimento seguro

Mito. A laqueadura é um procedimento considerado bastante seguro e pode ser feito de várias maneiras, sendo necessários a internação e também o uso de anestesia geral ou local. Existem em torno de 10 técnicas para fazer laqueadura.

Acompanhamento médico:

Fazer a cirurgia de laqueadura, com possibilidade de reversão ou não, é uma decisão muito importante para uma mulher. Sendo assim, é recomendável refletir bastante e também conversar com a família sobre a decisão, além de consultar uma opinião médica devidamente qualificada.

Não adie esse assunto tão importante. Tente discuti-lo com o médico que acompanha a sua gravidez, para você compreender quais serão as suas possibilidades se você estiver interessada. Tire outras dúvidas e forme uma opinião sobre o que fazer com seu corpo em relação a isso, com base nessas informações. Não deixe a decisão para a hora do parto, quando a cirurgia costuma ser proposta.

 

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!