PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





MITOS E VERDADES SOBRE BANHO DE SOL

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

MITOS E VERDADES SOBRE BANHO DE SOL

Existem diferentes mitos e verdades sobre banho de sol. Se por um lado, a exposição excessiva do corpo aos raios solares é bastante perigosa, o que pode resultar em manchas pelo corpo, envelhecimento precoce e até mesmo câncer de pele, por outro lado, é fundamental o corpo receber sol. Entre os benefícios do sol está o fato de ele ajudar na produção da vitamina D, nutriente que nem sempre as pessoas conseguem absorver apenas por meio da nutrição.

Mesmo que há quem duvide, é verdade que o sol é considerado um antidepressivo, pois energiza, estimula e nos deixa mais alegre. Prova disso é que nos meses com maior incidência solar é quando as plantas se desenvolvem. Também é verdade que entre os benefícios do banho de sol está a sua importância para o desenvolvimento ósseo, que precisa de vitamina D.

É verdade ainda que o sol é bom no tratamento de algumas doenças de pele, como a acne e a psoríase. Mas, claro, a exposição solar em excesso tem efeito contrário, sendo muito danosa para a pele de todo o corpo. Aqui, o truque é descobrir a medida certa, visto que é importante sempre usar protetor solar ao sair em ambientes abertos de dia.

Já o banho de sol, que é uma exposição prolongada aos raios solares, deve ocorrer até às 10h e depois das 16h. Mesmo assim, é preciso usar protetor solar, óculos escuros, boné e se manter bem hidratado. Outra dica na hora de pegar sol é estar com roupas claras que absorvem menos o calor. Mesmo em um dia nublado, é preciso usar o protetor solar, já que o chamado mormaço pode queimar a pele até de quem estiver na sombra.

Mais mitos e verdades sobre banho de sol

Entre os problemas que o sol pode causar na pele está o seu envelhecimento, por meio do aparecimento de rugas e até mesmo deformidades. Queimaduras e câncer de pele são outros resultados da exposição solar sem os cuidados devidos. Por isso, é mito quem acha que os raios UVA e UVB não fazem mal, sendo que o primeiro pode provocar queimaduras solares e o segundo é capaz de causar lesões a longo prazo, inclusive estimular o aparecimento do câncer.

Além disso, crianças estão mais propensas e desenvolver esses problemas, pois a sua pele ainda é menos espessa e, portanto, mais sensível. E por falar nos perigos do UVA e do UVB, é mito acreditar que as cabines de bronzeamento artificial são totalmente seguras. Embora os raios UVB sejam proibidos nos procedimentos, os raios UVA são permitidos.

Com o intuito de driblar os perigos do sol, existe o mito de que ao subir uma determinada altura, a temperatura diminui e o efeito do sol é menor, mas isso não procede. Ao contrário, com a altitude, a radiação é ainda maior, aumentando 4% a cada 300 metros.

Portanto, cuide-se para evitar problemas ao aproveitar os benefícios dos raios solares.




Assine e Receba Novidades GRÁTIS por e-mail!

Confirme sua inscrição no link que receberá por e-mail


Recomendamos para você

Receba Novidades Grátis

Últimos Artigos:




PontoXP © 2006-2016 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!