PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





MITOS E VERDADES SOBRE A CERVEJA SEM ÁLCOOL

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

MITOS E VERDADES SOBRE A CERVEJA SEM ÁLCOOL

Muita gente quer saber quais são os mitos e verdades sobre a cerveja sem álcool, já que elas ficam ao lado das companheiras alcoólicas na maioria das prateleiras. O problema é que, justamente por sua falta de álcool, essa modalidade de cerveja acaba ficando deslocada na seção das bebidas.

Principais mitos e verdades sobre cerveja sem álcool

A primeira informação que o consumidor deve saber é que, apesar de indicar ausência de álcool na embalagem, algumas dessas cervejas apresentam um teor, ainda que baixíssimo, da substância. Segundo o Artigo 66 do Decreto de n° 2.314, de setembro de 1997, cervejas com menos de 0,5% de graduação alcoólica são consideradas sem álcool e, caso não sejam 0,0%, não há a obrigação de o teor ser informado no rótulo – a informação geralmente fica reservada à parte de trás da lata ou da garrafa.

Uma tendência no mundo cervejeiro é a “session beer”, uma espécie de meio termo entre a cerveja sem álcool e a normal. No site Beer Advocate, ela é descrita como a cerveja cujo teor não é superior a 5% e que permite ao consumidor beber em quantidade considerável sem que você perca o paladar ou fique muito embriagado.

É importante ficar atento ao grau alcoólico das bebidas, mesmo que ela indique ser sem álcool. Isso porque se você estiver ingerindo medicamentos que não podem ser misturados com álcool, por exemplo, mesmo um grau baixo pode apresentar efeitos indesejados e graves.

O processo de fabricação da cerveja sem álcool é o mesmo da fabricação de cervejas tradicionais. O que muda é a fermentação, que é a etapa em que os açúcares do mosto cervejeiro são convertidos em álcool e CO2. No caso das cervejas livres de álcool, há uma modificação na fermentação, a fim de reduzir o nível alcoólico das bebidas.

Em geral, fabricantes realizam a fermentação em uma temperatura muito mais baixa do que o padrão para cervejas. Além disso, essa fase é interrompida logo depois do seu começo, apenas para garantir a produção de determinada carbonatação, que é essencial para a bebida e evita o aumento na quantidade de álcool. Sendo assim, a maioria dos açúcares que seriam fermentados permanecem na cerveja. Logo, tais bebidas apresentam um sabor levemente mais adocicado.

Um dos mitos diz respeito à capacidade de engordar que as cervejas sem álcool possuem. Em geral, tais cervejas engordam menos que as com álcool, visto que estas têm cerca de 150 calorias por lata (350 ml), enquanto as bebidas sem o teor alcoólico contam com aproximadamente 90 calorias.

Se a cerveja sem álcool for ingerida de modo maneirado, é possível desfrutar de vários benefícios para a saúde, uma vez que as cervejas sem a presença de álcool são bem mais nutritivas do que bebidas como refrigerantes, por exemplo.

Portanto, conhecer os mitos e verdades sobre a cerveja sem álcool é fundamental para assegurar sua saúde.




Assine e Receba Novidades GRÁTIS por e-mail!

Confirme sua inscrição no link que receberá por e-mail


Recomendamos para você

Receba Novidades Grátis

Últimos Artigos:




PontoXP © 2006-2016 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!