PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





MITOS E VERDADES SOBRE A ANDROPAUSA

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

MITOS E VERDADES SOBRE A ANDROPAUSA

O Distúrbio Androgênio do Envelhecimento Masculino (DAEM) é mais conhecido entre a população como a andropausa. O homem entra nesta fase quando ocorre uma diminuição dos níveis de testosterona no organismo do homem, apresentando uma taxa abaixo de 200 mg/dL. O problema atinge comumente homens com mais de 40 anos, apresentando entre os principais sintomas perda do desejo sexual, depressão, distúrbios do sono e cansaço. Além destes sintomas mais comuns, homens que apresentam níveis hormonais abaixo do indicado podem também enfrentar dificuldades para alcançar a ereção, vários problemas de saúde e até aumentar o risco do desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Mas a andropausa pode ser tratada e por isso é preciso ficar atento a alguns mitos e verdades da andropausa, porque ela pode afetar tanto a vida do homem como também de sua parceira.

Principais mitos e verdades da andropausa

Mitos

A primeira questão que envolve mitos e verdades da andropausa é o fato de muita gente achar que é a mesma coisa que a menopausa, mas que ocorre no organismo masculino.  É incorreto afirmar isso porque no caso do homem não ocorre uma interrupção completa e abrupta da produção dos hormônios sexuais, sendo que ocorre apenas uma queda gradativa dos níveis de testosterona normais no organismo. Por outro lado, a menopausa é uma fase que todas as mulheres terão que passar, e no caso dos homens, somente 9% dos que tem mais de 40 anos enfrentam a andropausa. O número sobe para 33% quando se tratam de homens com mais de 60 anos.

Outro mito forte é que não existem tratamentos eficazes para a andropausa. O tratamento que consiste na reposição hormonal é capaz de melhorar e muito os sintomas do DAEM. Além disso o tratamento ainda ajuda a fortalecer a massa óssea e também diminuir a gordura abdominal. A reposição hormonal masculina não exige que sejam realizadas aplicações diárias de hormônio.

Verdades

Uma das verdades que mais incomodam os homens com relação a andropausa é a associação da doença com impotência sexual. Isso porque devido aos baixos níveis de testosterona no organismo, o homem tem mais chance de apresentas disfunção erétil, em decorrência de um menor desejo sexual. A testosterona é o hormônio responsável pela libido e tem ligação direta com o mecanismo de ereção. Outro ponto que precisa ser frisado é que a terapia hormonal também ajuda com a disfunção.

Também tem relação com a andropausa a diminuição na capacidade reprodutiva do homem. A produção de espermatozoide por sofrer uma queda devido ao nível baixo de testosterona no organismo masculino. Estudos ainda apontam que homens que sofrem da andropausa tem mais risco de desenvolver outras doenças ao longo da vida, como distúrbios cardiovasculares, síndrome metabólica e osteoporose.




Assine e Receba Novidades GRÁTIS por e-mail!

Confirme sua inscrição no link que receberá por e-mail


Recomendamos para você

Receba Novidades Grátis

Últimos Artigos:




PontoXP © 2006-2016 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!