PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





MITOS E VERDADES DA MENOPAUSA

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

A menopausa é uma fase natural pela qual todas as mulheres passam com o avanço da vida adulta, quando envelhecem. Entretanto, por mais comum que seja a menopausa e seus efeitos, ainda é um momento da vida muito difícil de ser superado por várias mulheres. Entre os sintomas estão as ondas de calor, cansaço, alterações inexplicáveis de humor e suor noturno, além de outros que podem transformar a menopausa em uma fase de difícil superação. Mas existem ainda muitos mitos e verdades da menopausa, já que em vários casos, a falta de informação acaba servindo para alimentar algumas crendices em torno desta fase.

Conheça os mitos e verdades da menopausa

– Mulher não engravida mais após os 40 anos:

Entre os mitos e verdades da menopausa, este é o tópico mais difundido. Isso porque a mulher enfrenta uma redução de fertilidade a partir dos 35 anos, mas que até a menopausa esta fertilidade ainda existe. Neste período, os riscos de uma gestação acabam sendo maiores, porque na fala afirmação de que não existe risco, a mulher não se previne e pode acabar engravidando em um momento que não estava preparada. Até a menopausa, sempre devem haver a preocupação pelo uso dos métodos contraceptivos.

MITOS E VERDADES DA MENOPAUSA

– Menopausa pode afetar a libido:

Esta afirmação é verdadeira. A menopausa diminui muito a libido feminina e entre os principais motivos está o fato de ocorrer uma diminuição na lubrificação vaginal. Isso pode tornar as relações sexuais mais dolorosas e também contribuir para a diminuição da libido feminina. Mas existem formas de burlar esse problema, caso aconteça com você procure um médico.

– A pele muda durante a menopausa:

Esta é outra afirmação verdadeira, porque durante a menopausa ocorre uma desidratação da pele, além da diminuição na produção de colágeno no organismo feminino. Como a pele fica mais fina, os vasos ficam mais visíveis, as rugas mais aparentes e até mesmo a cicatrização é prejudicada. Além disso, você pode sentir alterações como queda de cabelo e unhas fracas. A reposição hormonal ajuda muito em casos como este, melhorando ainda a aparência da pele.

– O uso de hormônios causa aumento de peso:

Cada caso é uma situação diferente. Quando a mulher entra na fase da menopausa, corre o riso de aumentar o peso já no início, antes mesmo de usar qualquer hormônio, por conta das alterações naturais do corpo. Hoje já existem vários tipos de terapias hormonais que não causam o aumento do peso, por isso é sempre importante conversar com seu médico.

– Exercícios e reposição hormonal podem ajudar:

Esta é a maior verdade quando se trata de menopausa. Exercícios frequentes podem ajudar muito a mulher a lidar com as mudanças, porque ajudam a controlar o peso, fortalecer os músculos e ossos e ainda fortifica o sistema cardiorrespiratório. A reposição é necessária para manter equilibrado o índice de hormônios no organismo feminino.




Assine e Receba Novidades GRÁTIS por e-mail!

Confirme sua inscrição no link que receberá por e-mail


Recomendamos para você

Receba Novidades Grátis

Últimos Artigos:




PontoXP © 2006-2016 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!