PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





MITOS DO CÂNCER DE MAMA

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

MITOS DO CÂNCER DE MAMA – Quando se fala em doenças, é comum que existam informações distorcidas, assim, criam-se falsas afirmações. É importante distinguir o que é verdade do que não é, como saber quais são os mais comuns mitos do câncer de mama. Para esclarecer dúvidas, seguem alguns deles:

Conheça os mais comuns mitos do câncer de mama

Confira quais são os mitos mais comuns que são repetidos por aí e que podem afastar você dos cuidados reais com o seu corpo.

MITOS DO CÂNCER DE MAMA

1. Mamografia só depois dos 40

Acreditar que o exame que periodicamente deve ser feito pelas mulheres após completarem 40 anos é muito dolorido não passa de um mito. Ele consiste em uma compressão feita na mama, que é suportável e não é motivo para se temer a sua execução.

2. Homens não têm câncer de mama

Entre os principais mitos do câncer de mama está as pessoas acharem que o sexo masculino não desenvolve o câncer de mama. Embora os casos em número sejam menores, homens também podem desenvolver a doença.

3. A radiação da mamografia provoca câncer

Outro dos mitos do câncer de mama é acreditar que a radiação emitida pelo aparelho de mamografia é prejudicial à saúde. Nesse momento, os níveis de radiação são mínimos e como a frequência desses exames também é pequena, não há porque se preocupar.

4. O tamanho do seio influencia

Também está entre os principais mitos do câncer de mama a crença de que mulheres com seios grandes possuem chances maiores de ter a doença. Porém, o seu tamanho não interfere em nada no surgimento do problema.

5. Só desenvolve câncer de mama quem tem histórico

É mito também achar que quem não tem histórico familiar de câncer de mama está isento de desenvolver a doença. É possível ocorrer a qualquer um, embora quem tenha casos na família tem chances maiores.

6. Silicone não aumenta risco de câncer de mama

Ao contrário do que se pode imaginar, quem tem silicone nos seios não tem chances maiores de ter câncer. A única questão é que a prótese pode atrapalhar o diagnóstico de tumores.

7. Autoexame é suficiente para detectar câncer

Quem acha que ele é suficiente está enganado. Por mais que seja importante a pessoa apalpar os seios para diagnosticar possíveis tumores, é apenas um método complementar, não descartando a necessidade de realizar a mamografia.

Verdades do câncer de mama

Na hora de desmitificar os mitos da doença, é preciso também conhecer quais são as verdades do câncer de mama. Embora não existam estudos conclusivos, há indícios de que os desodorantes podem causar câncer de mama, uma vez que possuem em sua composição alumínio, que traz diversos problemas à saúde.

Quanto ao fato de que os anticoncepcionais são eficazes na prevenção do câncer de mama, é uma meia verdade, uma vez que é comprovada a sua eficiência quanto ao câncer de colo de útero. Sobre o de mama, ainda não existem estudos definitivos.






PontoXP © 2006-2018 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!