PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





MERCADO DE TRABALHO PARA QUEM FAZ QUÍMICA

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Empregos ,Mercado, Negócios e Empresas

MERCADO DE TRABALHO PARA QUEM FAZ QUÍMICA

MERCADO DE TRABALHO PARA QUEM FAZ QUÍMICA – Não é só na docência onde quem se forma em química pode trabalhar, já que a indústria voltada a esse segmento também busca esses profissionais cada vez mais. Por isso, estima-se que nos próximos anos crescem significativamente o número de vagas para os químicos.

Empresas ligadas ao petróleo, fontes renováveis de energia e nanotecnologia são locais em que o graduado em química pode desempenhar as suas funções. Mas quem prefere dar aulas pode escolher entre escolas privadas ou públicas, principalmente, no ensino médio. Cursos pré-vestibulares e universidades também são outros locais onde quem se forma em química pode trabalhar.

Além da indústria e das instituições de ensino, onde o graduado em química pode ainda se focar no campo da pesquisa, esse profissional pode desempenhar as suas funções em órgãos públicos. Já os campos dentro da química em que ele consegue se especializar são perícia, responsabilidade técnica e serviços técnicos.

O químico pode prestar os seus serviços por meia de consultoria, trabalhando de forma autônoma, sem vínculo empregatício. Enquanto isso, os segmentos da indústria onde o seu trabalho é necessário é bastante amplo, englobando diversos setores.

Alguns deles são: química fina, papel e celulose, polímeros, petroquímica, alimentos, materiais metálicos, tintas, fertilizantes, análise ambiental, cosméticos e tratamento de água, esgoto e saneamento. O químico tem ainda a capacidade de operar junto ao setor comercial de produtos e equipamentos para a indústria química.

Onde quem se forma em química pode trabalhar

Algumas áreas da química estão em alta, por isso, oferecem melhores oportunidades no mercado de trabalho para quem se especializa nelas. Exemplos são a gestão da qualidade, empreendedorismo, técnicas e metodologias educacionais e gestão ambiental. Quem se forma em química pode ser tanto bacharel como licenciado.

Enquanto o bacharel encontra onde trabalhar em especial nos polos industriais espalhados pelo país, o licenciado que atua, principalmente, como professor tem boas oportunidades em todos os estados, já que a demanda pelo profissional que ministra a disciplina de química é recorrente em todas as cidades.

O salário inicial de quem se forma em química fica na média dos R$ 4 mil. Quem opta pela docência pode paralelamente a isso dedicar-se ao ramo da pesquisa, mas além de universidades pode focar as suas pesquisas em institutos de pesquisa, órgãos do governo e mesmo em indústrias.

Outro campo que cresce para esse profissional é na área da saúde, onde ele pode atuar nas áreas de análises clínicas e toxicologia. Já que é um mercado relativamente novo para o químico ele encontra boas oportunidades.

Nesse campo, o profissional tem a função principal de cuidar do preparo das soluções usadas nas análises clínicas.Microbiologia, cromatografia, anatomia patológica e bioquímica são algumas especificidades de quem deseja apostar na carreira de químico dentro do segmento da saúde.




Assine e Receba Novidades GRÁTIS por e-mail!

Confirme sua inscrição no link que receberá por e-mail


Recomendamos para você

Receba Novidades Grátis

Últimos Artigos:




PontoXP © 2006-2016 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!