PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





MENSTRUAÇÃO IRREGULAR – TRANSTORNOS DO CICLO MENSTRUAL

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

MENSTRUAÇÃO IRREGULAR – TRANSTORNOS DO CICLO MENSTRUAL – É normal que algumas mulheres tenham ciclo menstrual irregular, assim como algumas delas podem ocasionalmente sofrer com a desregularidade do seu ciclo. Isso porque existem situações que podem provocar transtornos do ciclo menstrual. Entre as causas, estão os abalos emocionais, que os motivos mais comuns para as mudanças do ciclo. As emoções interferem nos hormônios, os quais são responsáveis por uma série de funções do corpo, como a menstruação.

Ao saber quais são os motivos de possíveis mudanças, fica mais fácil saber como evitar transtornos menstruais, sendo que eles também podem indicar quadros de estresse, doenças, excesso de peso, perimenopausa, menopausa e gravidez. No entanto, até mesmo mudanças bruscas de horários podem causar essas alterações.

MENSTRUAÇÃO IRREGULAR - TRANSTORNOS DO CICLO MENSTRUAL

Como evitar transtornos menstruais

Evitando o estresse: por mais que pareça difícil controlar a tensão do dia-a-dia, é possível tomar medidas para evitá-lo. Assim, entre as sugestões para evitar transtornos do ciclo menstrual está ter uma alimentação saudável, fazer exercícios e ter um hobby, pois tudo isso ajuda a manter o corpo bem mesmo diante dos desafios do cotidiano.

O estresse pode adiantar ou atrasar a menstruação, uma vez que as mudanças emocionais desencadeiam a síntese de hormônios que podem barrar o sangramento, o que leva a outras disfunções. Em casos mais sérios as sugestões para evitar transtornos do ciclo menstrual é buscar ajuda média.

Sobrepeso ou falta de peso: ambos os quadros podem causar transtornos ciclo menstrual, porque o coração precisa trabalhar redobrado em caso de sobrepeso, bem como é comum que haja uma confusão na produção de hormônios. Já as mulheres muito magras não possuem quantidades suficientes de gordura, causando ciclos cada vez mais irregulares, podendo até barrar o sangramento. Nesse caso, a sugestão é ganhar peso para equilibrar a situação.

Menopausa: nesse período, a mulher para de sangrar, pois não ocorre mais a síntese do estrogênio e da progesterona. Como o processo é gradativo, a mulher pode ter a sua menstruação alterada até que pare totalmente. É um período de mudanças e podem ocorrer sintomas como ressecamento vaginal, insônia, irritabilidade e suor excessivo. No entanto, existem métodos para amenizar os efeitos, como alimentação equilibrada e mesmo investir em alguns alimentos, como a linhaça.

Gravidez: a gestação também interfere na menstruação, pois o sangramento é paralisado, assim, é uma das formas mais evidentes da mulher descobrir que está grávida. Nesse caso, é preciso consultar um médico e iniciar todos os cuidados necessários para esse período, iniciando pelos exames pré-natais. Depois do parto a menstruação reinicia, mas em mulheres que amamentam pode demorar até um ano.






PontoXP © 2006-2018 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!