PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





MELHOR FORMA DE LIMPAR OS OUVIDOS

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

MELHOR FORMA DE LIMPAR OS OUVIDOS – Embora muitas pessoas não saibam, a melhor forma de limpar os ouvidos não é usando o cotonete, ele, aliás, pode prejudicar em muito o seu ouvido. Entre alguns dos motivos de evitar o uso das hastes flexíveis na hora da limpeza do ouvido é que elas acabam empurrando a cera para dentro do canal auditivo, o que pode resultar em quadros de inflamação, como otites e até sérias lesões no tímpano.

Além disso, quando a limpeza do ouvido é feita frequentemente com cotonetes, a pele pode começar a descamar e, ao longo do tempo, provocar eczema, uma inflamação (dermatite) na pele do ouvido. Isso porque a pele, nessa parte do corpo, é muito sensível, e fica irritada, sendo que a irritação pode se tornar crônica.

MELHOR FORMA DE LIMPAR OS OUVIDOS

A melhor forma de limpar os ouvidos também não é usando o cotonete porque ele dá a falsa impressão de que o local está limpo. Ao ser empurrada para dentro, a cera tem a sua função principal prejudicada, que é a de proteger o ouvido. O cotonete serve apenas para remover alguma sujeirinha mais visível e deve ser usado de forma esporádica.

Quando empurrada para o canal auditivo, a cera do ouvido também obstruiu o mesmo, provocando uma redução de energia na passagem do som. O interior do canal tem células com pequenos pelos denominados cílios, que possuem a função de empurrar para fora a cera excessiva.

A cera também tem uma função antimicrobiana, isto é, ela consegue eliminar a maioria das bactérias e outros germes que podem entrar pelo canal auditivo. Isso porque ela conta com uma textura pegajosa que consegue segurar os objetos estranhos e prevenir o contato direto com diversos organismos, poluentes e insetos.

Já quando a cera se acumula no fundo do ouvido, é possível removê-la apenas com uma lavagem feita por um médico ou com medicamentos, os quais resultam na liquefação da cera, para facilitar a remoção.

Dicas de como limpar ouvidos

Como limpar ouvidos de forma correta consiste em usar uma toalha logo após o banho, até onde o dedo alcança e, para isso, não precisa utilizar o dedo mínimo. Havendo a extrema necessidade de usar as hastes flexíveis, o procedimento exige muito cuidado e somente por fora, sem colocar o cotonete no canal auditivo.

Existem pessoas que produzem mais cera do que outras, havendo a necessidade periódica de limpar o ouvido com profissionais capacitados. Nesse caso, ele vai retirar a secreção formada através de métodos como lavagem ou aspirações. Nunca tente fazer algo diferente do sugerido em casa, pois para esses procedimentos são usados instrumentos especiais que não agridem os ouvidos.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!