LOJAS CEM – MOVEIS, CELULARES, PRODUTOS – WWW.LOJASCEM.COM.BR

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Mercado, Negócios e Empresas ,Sites e Links

LOJAS CEM – O brasileiro é considerado o povo mais empreendedor do mundo. E isso é uma verdade comprovada quando se observa o número de empresários, empreendedores individuais e autônomos que existem pelo país e que com criatividade e empenho movimentam a economia. Mas essa não é uma novidade, ou pelo menos não é recente. No interior de São Paulo, há a sede de uma grande empresa, com duzentas lojas espalhadas por quatro estados e faturamento anual na casa dos R$2,5 bilhões, que começou há sessenta anos como uma oficina de bicicletas. A empresa em questão é a Lojas CEM (www.lojascem.com.br).

grey LOJAS CEM   MOVEIS, CELULARES, PRODUTOS   WWW.LOJASCEM.COM.BR

Presentes nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná, a sede das Lojas CEM fica em Salto – SP, onde está presente o único centro de distribuição da marca, o CAD – Centro Administrativo e de Distribuição. Em obras de ampliação, o CAD, quando o projeto estiver concluído, serão 100 mil metros quadrados construídos e com capacidade para dar suporte às 200 lojas existentes e ainda expandir a rede para mais 150 a 200 novas lojas. Todas de tamanho médio, padronizadas em 1.400 metros quadrados e com mais de 1.300 itens a venda, entre móveis, eletrodomésticos, aparelhos celulares e informática.

As Lojas CEM, geridas pela família Dalla Vechia, representam a quarta maior rede de eletroeletrônicos no país. A família que começou com o patriarca, Seu Gino, na oficina de conserto e venda de bicicletas, peças e acessórios, bateu recentemente o lucro de grandes corporações do varejo como o Magazine Luiza, o Grupo Pão de Açúcar (responsáveis pelas marcas Casas Bahia e Ponto Frio), e o Grupo Máquina de Vendas (donos das marcas Ricardo Eletro e Insinuante).

O segredo está em praticar o que sua declaração de missão, visão e valores em resumo prega: que é conquistar e manter clientes satisfeitos, oferecendo produtos e serviços a preços justos, crescendo com sustentabilidade, aumento da produtividade e foco nos resultados, menos custo-benefício, confiabilidade e controle. Tal enunciado pode ser interpretado pela utilização de crédito próprio que faz com que os juros sejam os menores do mercado e a empresa não dependa de financeiras ou bancos para facilitar a venda ao seu cliente final, que aliás tem o carnê de prestações como opção de pagamento. As Lojas CEM não trabalham com cartões de crédito para aliviar os juros e consequentemente garantir que seu lucro será baseado no volume de vendas e não no de juros. Outra vantagem que a marca consquistou com essa forma de operar é que sua taxa de inadimplência é menor do que o em voga na praça.

A marca não cresce na mesma escala que suas concorrentes, chegando a inaugurar uma média de 10 lojas ao ano, enquanto as outras ultrapassam 300 novos pontos anualmente. Mas a diferença de números é controlada diretamente pela gestão da empresa, que prefere crescer somente a partir dos próprios meios, reinvestindo mais de 50% de tudo o que lucra na própria rede. Em termos de administração, a Lojas CEM apresenta uma forma bastante conservadora e mesmo antiga de ser gerenciar um negócio, mas tem funcionado com êxito para a marca que tem custos operacionais bastante controlados já que as lojas são padronizadas e permitem projeção de gastos precisos.




Receba Novidades GRÁTIS por e-mail!

Confirme sua inscrição no link que receberá por e-mail




Receba Novidades Grátis

Últimos Artigos:




PontoXP © 2006-2013 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!