PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





LIDAR COM FRACASSO AO EMPREENDER

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Mercado, Negócios e Empresas

LIDAR COM FRACASSO AO EMPREENDER

Um bom empreendedor sabe quando começar um negócio, como torná-lo um sucesso e lucrar com ele. Mas também é preciso saber quando admitir uma derrota em uma empreitada, saber que elas podem acontecer facilmente em um mercado tão competitivo como o brasileiro, e, acima de tudo, como se reerguer depois disso. Logo, é essencial entender como lidar com fracasso ao empreender.

Mesmo que a maioria das boas ideias mereça vingar de primeira, elas podem acabar dando errado por diversos motivos, e é nesse momento que se aprende, e se cresce, em vez de desistir. Tentar de novo, na verdade, é um dos processos para lidar com o fracasso ao empreender.

Veja como lidar com fracasso ao empreender

1. Reflita e aprenda

Repetindo a fórmula para o sucesso, você usa o que aprendeu para continuar crescendo. Quando se erra, também se aprende. A diferença é que você não poderá repetir a fórmula, mas poderá melhorá-la. Pause suas atividades por um tempo de descanso e reflexão. Pense em todos os erros que cometeu e todos os detalhes que poderiam ter sido cuidados. Se achar necessário, faça uma lista enumerando desde os problemas mais difíceis até os mais fáceis de se resolver. Depois, faça uma outra lista com sugestões de soluções.

2. Estude e se especialize

Mesmo sendo muito bom no ramo que escolheu, você pode ter notado, na sua lista de falhas, que faltou mais estudo, mais capacitação e pesquisa aprofundada em algum quesito. Não há vergonha nenhuma em voltar para o curso de administração, logística, marketing, ou qualquer coisa que você precise para se especializar. Na verdade, é uma necessidade muito grande ter cada vez mais profissionais capacitados e preparados para novos desafios, pois a atualização em todas as áreas dos negócios é muito necessária. Se for o momento ou a necessidade, aproveite o fracasso para transformar em conhecimento e volte a estudar.

3. Saiba escutar

A ajuda de profissionais mais experientes, que já tiveram seus altos e baixos em suas carreiras, pode ser determinante na hora de se reerguer no mundo dos negócios. Talvez esse seja o momento de se reunir com outros empreendedores e ouvir o que eles têm a dizer; busque um mentor que te aconselhe também na sua próxima tentativa de sucesso como profissional. Nesse momento, é necessário ter humildade, admitir os seus erros e saber ouvir críticas e aceitar sugestões.

4. Controle suas emoções

Claro que você precisará de um tempo para encontrar a estabilidade emocional antes de tentar de novo, principalmente quando o projeto que falhou era criação sua, o que faz com que o empresário se apegue muito à ideia e acabe se decepcionando com as próprias expectativas criadas.

Descanse, fique sem pensar em trabalho pelo tempo que for necessário, e aprenda a controlar suas emoções. Não é nada saudável tentar voltar ao trabalho com a cabeça cheia de preocupações, e, principalmente, com insegurança e medo de investir de novo. A confiança e determinação são fundamentais na hora da volta por cima.

Pronto, agora você está preparado para lidar com o fracasso ao ser um empreendedor.




Assine e Receba Novidades GRÁTIS por e-mail!

Confirme sua inscrição no link que receberá por e-mail


Recomendamos para você

Receba Novidades Grátis

Últimos Artigos:




PontoXP © 2006-2016 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!