PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





LEPTOSPIROSE – SINTOMAS, TRATAMENTO, PREVENÇÃO

Autor: G. Produções
Publicado em: Saúde

A leptospirose é uma zoonose infecciosa provocada por bactérias chamadas leptospira. A forma mais grave e mortal da doença é relacionada ao Leptospira icterohaemorrhagiae.

LEPTOSPIROSE - SINTOMAS, TRATAMENTO, PREVENÇÃO

Os humanos adquirem a doença geralmente através do contato com água, solo ou alimentos contaminados. A contaminação ocorre através da urina de animais portadores da bactéria, que é ingerida ou entra em contato com a pele ou mucosa do animal. Raramente ocorre transmissão da doença de um humano para outro.

SINTOMAS DA LEPTOSPIROSE

A doença se apresenta em duas fases distintas: os primeiros sintomas costumam ocorrer entre um período de até 2 semanas depois da contaminação. Nesse período o paciente pode apresentar sintomas como febre, conjuntivite, dor nos músculos, fotofobia, calafrios, gânglios no pescoço, dor de garganta, e dor muscular. Esses sintomas costumam permanecer de 3 a 7 dias.

A segunda fase aparece depois e os sintomas envolvem vários órgãos do sistema vascular, além de icterícia (a pele amarelada) e hemorragia. Esses sintomas costumam permanecer por até 3 semanas.

Em cerca de 5% a 20% dos casos a doença é mortal, e idosos são especialmente suscetíveis a doença. A insuficiência renal decorrente da leptospirose é a principal causa de morte.

A doença é difícil de diagnosticar e as técnicas de cultura necessárias são difíceis e demoradas, o que dificulta o tratamento apropriado. Os anticorpos às bactérias só podem ser identificadas durante ou depois da segunda semana.

Justamente devido a grande dificuldade de diagnostico desta doença e aos severos problemas que ela ocasiona, o ideal é sempre prevenir para não correr riscos.

LEPTOSPIROSE PREVENÇÃO

A prevenção inclui os cuidados com a higiene, e principalmente com os alimentos, evitando tomar água não filtrada ou fervida, lavando muito bem os alimentos, se necessário deixando de molho em soluções específicas, e principalmente não nadando em lagos ou andando sobre solo que podem estar contaminados.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!