LENDAS FOLCLÓRICAS – FOLCLORE BRASILEIRO

Autor: Camila
Publicado em: Informações Gerais

grey LENDAS FOLCLÓRICAS   FOLCLORE BRASILEIRO

LENDAS FOLCLÓRICASFolclore é um conjunto de mitos e lendas que são passados de geração para geração, tanto através de livros como através apenas de histórias contadas, sem o registro escrito.

Todos os países possuem suas próprias lendas e folclores, o Brasil por ser um país tão grande, possui vários folclores regionais, a maioria deles envolve tribos indígenas ou negros escravos.

Existem os mitos mais conhecidos por todos os brasileiros como:

Boitatá, Boto, Curupira, Lobisomen, Mãe-D'água, Pisadeira, Mãe-de-Ouro, Mula-sem-cabeça, Saci-Pererê, Caipora, Cuca e Negrinho do Pastoreio.

Grande parte desses contos e mitos é ensinado às crianças ainda na escola, e alguns desses contos são tão famosos em determinadas cidades/estados que foi criada um festa e ou dia especial para se comemorar.

Folclore é uma forma que se encontrou de manter a característica e cultura de determinada região, algumas tem o objetivo de ensinar uma lição as pessoas e outras apenas de assustar ou divertir.

Algumas das festas mais famosas do país vêm do folclore nacional: Carnaval, Festas juninas, Festa do Rosário, Festa do Divino, Congado e as Cavalhadas.

Há vários sites na internet que são voltados a divulgação desses contos, alguns possuem até versões infantis com desenhos e joguinhos.

Folclore Brasileiro Ilustrado

http://sitededicas.uol.com.br/cfolc.htm

Wikipédia – Folclore Brasileiro

http://pt.wikipedia.org/wiki/Folclore_brasileiro




Receba Novidades GRÁTIS por e-mail!

Confirme sua inscrição no link que receberá por e-mail




Receba Novidades Grátis

Últimos Artigos:




PontoXP © 2006-2013 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!