PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





LEITE VEGETAL E SEUS BENEFÍCIOS PARA SAÚDE

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

LEITE VEGETAL E SEUS BENEFÍCIOS PARA SAÚDE

Devido ao maior número de pessoas com intolerância à lactose, aumentou a oferta de opções para substituir o leite de vaca nas refeições. Mesmo pessoas sem o problema apostam nos alimentos que não são de origem animal. O leite vegetal e seus benefícios para saúde são muitos, veja quais são.

Além de ser uma alternativa nutritiva e saudável ao leite tradicional, os produtos de origem vegetal são ricos em minerais e fibras. Também são aliados no combate a uma série de problemas de saúde, como colesterol alto e diabetes.

Quem deseja apostar no leite vegetal pode, ainda, conseguir o produto a partir de diferentes alimentos, como da aveia, que é rica em vitaminas B e E, cálcio, ferro, potássio, cobre, zinco, selênio, magnésio e manganês. Também conta com fibras solúveis que controlam a glicemia e combate a aterosclerose (problema de artéria).

O leite vegetal pode ser feito a partir também da linhaça, castanha, arroz, amendoim, semente de abóbora, quinoa e outros. Hoje em dia, é possível encontrar em lojas especializadas essa grande variedade e leites vegetais, mas muitos deles podem ser feitos em casa.

Além disso, podem ser bebidos puros ou serem usados no preparo de vitaminas. Vale lembrar, entretanto, que não é indicado ferver esses leites, apenas aquecê-los. Já quando preparados em casa, o que sobrar na peneira pode ser usado no preparo de outras receitas.

Mais sobre leite vegetal e seus benefícios para saúde

O leite de linhaça é um dos substitutos do leite de vaca, sendo que entre as suas principais vantagens, algumas delas é a ajuda que oferece ao intestino, que funciona melhor, e a melhora do sistema imune, devido às substâncias bioativas que possui e que combatem muitas doenças. A linhaça também funciona como anti-inflamatório e reduz a gordura do sangue.

O leite vegetal também pode ser feito a partir da castanha de caju, sendo que o principal benefício é o fortalecimento dos vasos sanguíneos. O seu diferencial é o fornecimento de proteínas, além de agir na diminuição da hipercolesterolemia (doença genética que se caracteriza pela dificuldade em remover o colesterol do sangue).

Outra oleaginosa com a qual se pode fazer leite vegetal são as nozes, grandes aliadas do sistema respiratório. Esse alimento fortalece o sistema nervoso e a sua gordura é uma das mais saudáveis para o organismo. Da mesma forma, o leite vegetal de amendoim é outra especiaria, que combate os radicais livres do organismo, pois é um poderoso antioxidante.

Há também o leite de quinua, fonte de proteínas e riquíssimo em aminoácidos e vitaminas. Já o provindo de semente de abóbora é fonte de cálcio, ferro e fósforo. Enquanto isso, o leite de gergelim ajuda no bom funcionamento do cérebro e músculos, além de contar com ácido fólico, entre outros nutrientes.




Assine e Receba Novidades GRÁTIS por e-mail!

Confirme sua inscrição no link que receberá por e-mail


Recomendamos para você

Receba Novidades Grátis

Últimos Artigos:




PontoXP © 2006-2016 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!